FOTO: GUSTAVO MORENO

A tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos deve se intensificar nos próximos meses, de acordo com análise do diretor-executivo da Eurasia Group, Christopher Garman ao WW.

O especialista aponta que o recente indiciamento de Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro, além do vazamento de áudios, são elementos que tendem a acirrar ainda mais a relação bilateral entre os países.

A Casa Branca interpreta o indiciamento de Eduardo Bolsonaro como uma escalada na crise. Além disso, a decisão de reafirmar a não aplicabilidade de decisões americanas em território brasileiro, embora baseada na legislação nacional, foi vista como um ato provocativo, gerando reações oficiais do governo americano.

Garman destaca que uma escalada já está “programada” para setembro, quando ocorrerá o julgamento de Jair Bolsonaro, que possui alta probabilidade de condenação.

Outro ponto de tensão é a nova proposta de regulação de mídia social que será enviada ao Congresso Nacional, que pode reafirmar a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a regulação das redes.

Apesar do cenário de tensão política, Garman ressalta que as relações comerciais entre os países mantêm um curso positivo. Recentemente, houve a exclusão de 40% das exportações brasileiras de tarifas americanas, demonstrando que a Casa Branca mantém sensibilidade aos interesses econômicos de empresas americanas e aos consumidores de ambos os países.

VEJA VÍDEO:

FONTE: CNN BRASIL

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Julgamento de Bolsonaro vai escalar crise com EUA, diz especialista