
A Universidade de Marília (Unimar) realizou com grande sucesso a 32ª Semana Jurídica, um dos eventos acadêmicos mais tradicionais da Instituição, reunindo juristas de renome nacional para debater temas contemporâneos do Direito e suas transformações diante das novas tecnologias e dos desafios sociais. Durante os dias de programação, acadêmicos, docentes e profissionais da área participaram de palestras, mesas-redondas e debates que consolidaram o evento como um dos mais importantes do calendário jurídico do interior paulista.
A Coordenadora do curso de Direito, Profa. Dra. Francis Marília Pádua, destacou o diferencial da edição. “A semana tem como grande diferencial as palestras de altíssimo nível, com palestrantes de renome, que abordaram temas inovadores, além da participação dos alunos”, conta.
Entre os convidados, o renomado advogado Nabor Bulhões destacou o prestígio da Universidade. “Foi com grande honra que eu participei deste grande evento jurídico promovido pela Unimar, que é uma instituição que já ganhou prestígio, não apenas no Estado de São Paulo, mas no Brasil inteiro, pela qualidade de seus professores, de seus alunos e da ciência que aqui se faz e se pratica. Fiquei verdadeiramente impressionado com tudo que vi e senti. A Unimar é uma instituição de ensino superior que inspira, verdadeiramente inspira”, destaca.


A advogada e procuradora aposentada Roberta Rangel também marcou presença com uma palestra sobre a constitucionalização do Direito Civil. “Estou extremamente honrada pelo convite. A minha palestra destacou um pouco sobre a constitucionalização do direito civil. É um tema espinhoso, mas que me é muito caro, e acho que vale a pena trazer um pouco de luz aos alunos da Unimar”, afirmou.
Encerrando a programação com chave de ouro, o deputado federal Celso Russomanno compartilhou suas experiências e reflexões sobre o Direito do Consumidor na era digital. “Eu vim, acima de tudo, compartilhar conhecimento, porque eu também aprendo com os alunos todas as vezes que eu vou dar palestras. A sociedade se movimenta, a área digital chegou, a inteligência artificial chegou e a gente vai o tempo todo aprendendo. Estar na Unimar foi espetacular, uma experiência incrível. Fiquei impressionado com o tamanho da universidade, com a dedicação e o cuidado em cada detalhe”, declarou.
Ao longo da programação, foram realizadas dez palestras distribuídas entre os períodos da manhã e noite, garantindo que todos os acadêmicos pudessem participar e aproveitar a experiência.
O professor Emerson Ademir Borges, coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e um dos organizadores do evento, celebrou o êxito da edição. “Encerramos com imensa satisfação a 32ª Semana do Direito. Foi um sucesso absoluto, posso dizer que foi a melhor de todos os tempos. Tivemos uma agenda completa, com palestras e mesas-redondas todos os dias, manhã e noite, com a presença de conselheiros do CNJ, ex-procuradores-gerais, ministros do STJ, deputados e juristas de várias regiões do país. O desafio agora é fazer uma semana tão boa quanto essa em 2026”, conta.
A 32º Semana Jurídica da Unimar promoveu a integração entre as turmas e ofereceu uma imersão completa no universo jurídico, com discussões que uniram teoria, prática e os desafios contemporâneos da profissão.


Para a pró-reitora de graduação da Unimar, professora Fernanda Mesquita Serva, o evento reforça o protagonismo acadêmico e científico da Instituição. “Essa Semana Jurídica realmente é uma semana histórica da Universidade de Marília. É o Direito em movimento. Tivemos a oportunidade de receber juristas renomados do Brasil inteiro, muita gente especial conosco nessa semana jurídica da Universidade de Marília”, finaliza.
Com uma programação plural e inspiradora, a 32ª Semana Jurídica da Unimar reafirmou o compromisso da Universidade em promover o conhecimento jurídico de excelência, fomentar o pensamento crítico e aproximar seus alunos das grandes discussões que moldam o futuro do Direito no Brasil.
