A empresa Xuxa Promoções e Produções, da apresentadora Xuxa Meneghel, foi condenada a pagar mais de R$ 40 milhões por apropriação dos personagens de “A turma do Cabralzinho”. A disputa, que perdura há 20 anos, teve origem na acusação do publicitário mineiro Leonardo Soltz de que a empresa de Xuxa plagiou seus personagens relacionados aos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil. A decisão da Justiça do Rio foi homologada nesta quarta-feira.

O cálculo do valor foi feito após perícia, que levou em conta a tiragem da revista publicada, reprodução de imagens e outros ganhos com o uso das personagens. Causa ganha por Leonardo Soltz os advogados Ricardo Loretti, Lívia Ikeda e Antônio Ferraço, do Sergio Bermudes Advogados, e também o escritório Weikersheimer e Castro. Cabe recurso.

Entenda a história:

A “Turma do Cabralzinho” foi criada em comemoração aos 500 anos do “descobrimento” do Brasil pelos portugueses. Segundo o processo, Soltz afirmou que os personagens criados por ele foram copiados em um projeto da empresa da apresentadora.

Empresa de Xuxa é condenada por apropriação dos personagens de “A turma do Cabralzinho” — Foto: Reprodução

O Globo

Compartilhar matéria no
Lapada: Xuxa perde processo e terá que pagar R$ 40 milhões
Foto: Reprodução