Usuários podem filtrar e bloquear chamadas de spam pela configuração nativa do celular Android e pelo uso de sites ou apps terceiros; entenda
Ligação de spam são aquelas chamadas telefônicas insistentes que empresas realizam para o seu celular, a fim de divulgar algum produto ou serviço. Além de incômodas, essas ligações também aumentam as chances de você cair em golpes. Mas você sabia que o celular Android possui um recurso integrado para ajudá-lo com esse problema?
A seguir, confira como bloquear chamadas indesejadas no seu smartphone Android. Sugestões incluem a configuração de recursos nativos e a utilização de apps terceiros.
Como bloquear ligações spam no celular Android
Tempo necessário: 2 minutos
- Acesse o app adequadoProcure pelo aplicativo de telefone no seu celular e, quando encontrá-lo, selecione-o para abri-lo;
3- Selecione o local correto
Dentre as opções, clique no botão “Configurações”;
4- Entre na seção correta
Na lista de botões no setor de configuração, procure pela opção “Identificador de chamadas e spam” e clique sobre ele;
5- Ative os comandos
Clique em ambos os botões até que fiquem azuis. O primeiro permite que você veja os números identificados e o segundo filtra e bloqueia automaticamente as chamadas classificadas como spam.
Vale à pena destacar que o filtro de chamadas spam do Google é muito sensível e pode bloquear números que, na realidade, não são spams. Por exemplo, se você espera pela ligação de um entregador de aplicativo ou pelo contato de uma grande empresa (como Amazon ou sua operadora de telefonia), há chances de a ligação ser filtrada e bloqueada.
Por isso, o melhor uso é o seguinte: ative ambos os filtros quando não estiver esperando ligação alguma de pessoas ou empresas. Do contrário, deixe apenas o primeiro botão ativado: ele informa automaticamente se o número é spam e lhe dá a opção de atender ou não.
Utilize plataformas terceiras
Para além do recurso nativo do Android, você também pode utilizar aplicativos e plataformas terceiras para diminuir o assédio das empresas. Dentre as plataformas mais conhecidas está a Não Me Perturbe: uma lista nacional de cadastramento, indicada pelo Governo Federal, na qual você envia seus dados e fica resguardado.
Muitas empresas estão cadastradas nessa lista, como as operadoras de telefonia, e elas têm o compromisso de não perturbar os clientes que também possuem cadastro na lista. Inscrever-se nela pode ajudá-lo a evitar as ligações incessantes das empresas.
Há, também, mais uma alternativa: aplicativos terceiros. Na sua loja de app, clique sobre a barra de busca e procure por “Spam telefone”: uma série de opções deve aparecer, e cada uma representa um aplicativo cujo intuito é bloquear assertivamente as chamadas de spam. Recomendamos que antes de instalar qualquer um, verifique as avaliações e os comentários, e pesquise na internet sobre a reputação do app.
Fonte Olhar Digital