
Reprodução/Instagram
A visita de Luciano Huck e Anitta ao Parque Indígena do Xingu, em agosto, voltou ao centro de debates nas redes sociais após a circulação de vídeos que mostram bastidores da passagem dos dois pelo território. Em um dos registros, gravado momentos antes de uma foto em grupo, Luciano aparece orientando uma liderança indígena sobre o uso de celulares durante as gravações.
“Quanto mais celular de vocês aparece eu acho que menos é a cultura de vocês. Quanto mais a gente conseguir preservar as nossas cenas sem celular… Porque assim, quando aparece vocês de celular, eu acho que mexe na cultura original. Quando tiver gravando, se vocês puderem ‘segurar’ o celular, eu acho que, quem tiver que ver, valoriza mais vocês.”
Na época, Huck publicou fotos da visita e agradeceu aos povos Kuikuro e Kayapó pela recepção, além de elogiar a trajetória de Anitta. Mas o resgate das imagens trouxe uma leva de críticas. Muitos internautas apontaram que o pedido de “segurar” o celular soa como uma tentativa de moldar a estética do encontro. Um deles escreveu: “Manipular a ‘imagem do povo’ não é novidade: Huck pedindo indígena sem celular, fotógrafo obrigando sertanejas a posar com roupas empoeiradas e até diretora de TV mandando apresentador abraçar pobre ‘pra sensibilizar’.”
Outros reagiram lembrando que a fala do apresentador acabou criando um contraste inesperado com o próprio contexto da visita: “Se tinha alguma coisa ali que não faz, nunca fez e jamais fará parte da cultura indígena, essa coisa era justamente esse Luciano Huck! Sujeito deplorável! Entregando o país aos europeus!”
E houve também quem optou pelo sarcasmo para criticar o episódio: “Que bom que o Luciano Huck foi ensinar eles a preservarem a cultura indígena! Excelente trabalho. Cego é quem não vê a mer que é a mídica convencional, um retardado desses vai para uma aldeia e tem uma atitude nefasta dessas, mas o problema é quem evangeliza.”
Luciano Huck foi procurado por este colunista do Metrópoles, mas ainda não retornou o contato. O espaço segue aberto.
Fonte: Metrópoles
Fonte: Diário Do Brasil
