Os rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília-Inovação, no Distrito 4510 do Rotary International, estão se organizando para neste sábado, dia 12, a partir das 9 horas, replantem 30 mudas de Ipês Amarelos, no Bosque dos Ipês Amarelos localizado na Avenida Santo Antônio, próximo ao Marília Shopping. “Uma ação permanente do clube dentro do programa “Salve o Meio Ambiente” voltado ao plantio de árvores”, disse o presidente do clube rotário mariliense, o advogado Júlio César Baptista Ribeiro. “Vamos fazer um trabalho de manutenção”, acrescentou a cirurgiã-dentista, Sandra Aparecida de Souza Craveiro Tavares que esteve no local verificando algumas necessidades e tomando as providências necessárias junto a Prefeitura de Marília, principal parceiro da ação.
De acordo com a educadora universitária Célia de Santana de Oliveira a proposta do programa é promover plantio de árvores de forma constante e frequente em áreas que necessitem de arborização. “Neste caso do Bosque dos Ipês é o trabalho de manutenção dentre as mudas que foram plantadas e não vingaram”, ressaltou a rotariana que acredita ser importante as observações pós plantio. “Não se trata apenas de plantar e sim de zelar para que a planta cresça e se desenvolva”, explicou ao convocar os rotarianos para que estejam presentes e levem “adubo caseiro” para ajudar na fortificação das mudas novas e atuais. “Além disso será feito um trabalho de proteção naquelas mudas mais avançadas”, disse ao preparar o pessoal para a manhã de trabalho, principalmente quanto a limpeza, proteção e reforço no desenvolvimento de cada muda plantada.
O Bosque dos Ipês Amarelos foi criado numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Marília, Rotary International, Lions International e demais instituições do meio ambiente de Marília. A proposta é desenvolver naquele local rico em nascentes de água e impróprio para a construção civil, existir um espaço de contemplação, que atraia família e pessoas que admirem esta planta exótica. “Toda a comunidade próxima está colaborando e envolvida no processo”, destacou a educadora aposentada, Iraci Tavares Cafalcante, rotariana residente próxima ao local e que monitora o trabalho realizado no plantio das arvores. “Uma área estratégica e que no final, com as centenas de Ipês plantados será um excelente atrativo para muitas pessoas”, disse a rotariana que faz parte desta ação permanente do clube rotário mariliense.
O programa do Rotary Club de Marília-Inovação, “Salve o Meio Ambiente” visa plantar mudas de árvores cedidas pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do secretário Marcelo José de Macedo, em locais estratégicos para o crescimento da arborização na cidade seja em praças, espaços públicos, escolas, condomínios, e áreas com mananciais e impróprias para a construção civil. “As mudas são diversas e dependente da área a ser plantada”, explicou Sandra Aparecida de Souza Craveiro Tavares. “A comunidade no entorno do local é chamada para colaborar e participa de nossa ação”, completou ao lembrar que em alguns casos crianças e estudantes participam, quando é feita uma ampla explicação sobre a importancia de preservar a natureza.