Acontece na próxima segunda-feira, dia 31, às 19h30, a última reunião ordinária do Rotary Club de Marília-Inovação, no mês de julho, em desenvolvimento ao programa interno do clube denominado “Um dia diferente”, quando a reunião acontece em outro dia do habitual. “A proposta é fazer com que mais pessoas do clube e convidados possam participar, caso tenham alguma dificuldade na quarta-feira, no dia semanal”, explicou o presidente do clube rotário mariliense, o advogado Júlio César Baptista Ribeiro. “Desta forma temos a oportunidade de contar com mais pessoas nas reuniões de forma presencial e virtual”, disse ao lembrar que todas as reuniões do clube são híbridas, acontecendo na sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília, e simultaneamente através da Plataforma Zoom.
Desde o ano passado o clube vem realizando este programa interno como forma de atração de convidados. Segundo a diretora do protocolo do clube rotário de Marília, a advogada Vanessa Carla de Menezes, todo mês é feito uma enquete entre os associados que escolhem um dia alternativo para a reunião ordinária menos na sexta-feira. “É que consideramos a sexta-feira um dia bastante concorrido com atividades familiares e sociais, em que este dia pode mais prejudicar do que ajudar na frequência”, disse a rotariana que realizou a enquete neste mês de julho e o dia mais votado pelos associados foi a segunda-feira, dia 31. “Na verdade, dos cinco dias úteis da semana, temos apenas três alternativas: segunda, terça e quinta-feira”, falou a dirigente ao informar os associados da mudança do dia em caráter extraordinário.
Para o vice-presidente do Rotary Club de Marília-Inovação, o diretor de marketing, Carlos Eduardo Paes de Oliveira, a realização deste programa interno passou a ser importante quando os associados do clube passaram a assumir compromissos na quarta-feira, coincidentemente ao dia da reunião ordinária semanal do clube rotário de Marília. “Desta forma, quando alguém tem um empecilho no dia normal de reunião, esta pessoa pode estar conosco neste dia alternativo”, justificou o dirigente rotário que é o presidente indicado para a próxima gestão. “Das vezes que fizemos foram boas as frequências, o que nos faz manter o programa”, avaliou o rotariano que é o atual secretário do clube e que vem acompanhando a frequência de todos os 29 associados. “Inclusive para convidados tem dado certo, também”, acrescentou.
Segundo a professora universitária Célia de Oliveira de Santana existem outras formas dos associados recuperarem as presenças nas reuniões ordinárias. “As atividades desenvolvidas pelo clube, ou até mesmo estudos virtuais na Central do Aprendizado, também são consideradas frequências normais”, disse a atual tesoureira do Rotary Club de Marília-Inovação ao lembrar das visitas aos outros clubes, também com validade na recuperação de presença. “São formas produtivas em que o companheiro ou a companheira pode ajudar o clube e a si próprio”, comentou ao estimular as presenças dos associados em reuniões virtuais ou presenciais em outros clubes do Brasil e do exterior.