Aconteceu nas dependências da Escola Estadual José Alfredo de Almeida, no Jardim Continental, na Zona Sul da cidade de Marília, a edição deste ano do Seminário de Liderança Juvenil, desenvolvido pelo Rotary Club de Marília-Pioneiro, envolvendo dezenas de jovens do segundo grau escolar. Com o tema “Você Pode!”, o Programa Ryla (Rotary Youth Leaderchip Awards), é realizado com frequencia entre os rotarianos como forma de capacitar, incentivar e instruir os jovens que iniciam uma etapa importante na vida, com o alinhamento entre os estudos e o mercado de trabalho. “São jovens que precisam ser despertados para serem os futuros líderes”, disse a presidente do clube rotário mariliense que mobilizou o clube numa manhã de atividades intensas entre os alunos da rede pública estadual da cidade de Marília.
Durante aproximadamente quatro horas foram realizadas exposições de temas específicos, apresentação de filmes sobre atividades rotárias e ainda houve tempo para a formação de grupos de trabalho. “Foi bem corrido, mas prazeroso”, disse a coordenadora do programa no Rotary Club de Marília-Pioneiro, a médica Marília Pollon Pelissari que esteve à frente da atividade realizada pelos rotarianos em parceria com a direção da escola e com apoio dos jovens que fazem parte do Rotaract Club de Marília-Pioneiro. “Conseguimos desenvolver toda a programação com ajuda dos jovens que se comportaram muito bem e reagiram positivamente às atividades que organizamos”, avaliou a médica rotariana que faz parte da Comissão dos Serviços à Juventude do clube rotário de Marília, incluindo, no final, um plantio de árvore dentro da escola.
Depois da demonstração do vídeo: “O Brasil e o Futuro”, Matheus Reis apresentou o tema: “Marketing Digital”, chamando a atenção de todos os jovens que estão bem envolvidos com o assunto, quando na sequência, outro tema atual entre eles: “Enem – desafios e oportunidades”, apresentado por Rafael Gomes da Luz, que também chamou a atenção dos jovens participantes que vivenciam esta expectativa educacional. “Atendemos o pedido da direção da escola que nos posicionou quanto ao tema e o desejo dos jovens”, falou Marilia Pollon Pelissari que esteve por diversas vezes reunida com os representantes da escola para o desenvolvimento da atividade que foi realizada em dia, local e horário pedidos pela direção da escola. “Mostramos o nosso modelo, ouvimos o que eles desejavam, e criamos uma alternativa para atender as expectativas”, explicou a médica rotariana.
Com o tema sobre “superação” os jovens foram divididos em três grupos e desenvolveram projetos neste sentido, dentro da realidade local, tendo ao final uma apresentação de cada grupo organizado em que os alunos da Escola Estadual José Alfredo de Almeida mostram comprometimento, participação e interesse pelo tema e o trabalho debatido. “Os depoimentos foram emocionantes”, disse Áurea Aparecida Monteiro Di Manno, que já se organiza para a realização do próximo “Programa Ryla” para a futura gestão em que estará como presidente do clube. “Os jovens aproveitaram bem, e conseguimos fazer um encontro agradável, prático e bastante funcional”, avaliou Iraci Tavares Cafalcante, que trabalhou muitos anos na rede pública de ensino. “Esse programa é fantástico”, elogiou ao defender a continuidade da atividade da ação, até mesmo por outros clubes rotários de Marília.