O comércio exterior é um mercado bastante concorrido atualmente. Isso quer dizer que quem já está inserido nele encontra dificuldades. Muito mais complicado fica para quem pretende ingressar nesse universo, mas não é impossível, pois um bom marketing estratégico abre as portas e auxilia a saltar os obstáculos aparentemente intransponíveis.
É o que aponta Kauana Pacheco, fundadora da Comexland, consultoria de marketing para comércio exterior. A questão é tratada nas próprias páginas da empresa nas redes sociais. São ações que, se seguidas, ajudam bastante a quem for iniciar carreira no comércio exterior. “O primeiro passo é definir objetivos e propósitos, saber onde quer chegar, quem é o público-alvo, chamar atenção para esse público, se diferenciar da concorrência e usar as redes sociais ao seu favor”, destaca.
Para trabalhar no comex é necessário também saber tudo o que acontece ao redor, no país e no mundo. Buscar a atualização é ponto primordial, assim como demonstrar proatividade. “Tudo acontece muito rápido nesse segmento. Então, existe a grande necessidade de o profissional lidar bem com adversidades, trabalhar sob pressão, ter análise crítica”.
E essa atualização é necessária também por ser o comércio exterior uma área tradicional e conservadora. Tanto que, segundo Kauana, até 2020 eram pouquíssimas as empresas que atuavam no marketing. “Porém, com a chegada da pandemia, as empresas se viram na necessidade de ter um posicionamento no ambiente digital. Até hoje existem muitas empresas da área e dos mais diversos portes que não possuem redes sociais, têm sites defasados e um logo antigo. A Comexland veio para inovar nesse setor e ajudar as empresas de comex e logística a terem um posicionamento forte no ambiente digital e também adquirir novos leads para venda”.
Com um perfil bastante ativo no Instagram, a Comexland tem posts bem definidos e bem interativos. Esta, para Kauana, é uma das frentes para atingir o público, mas a especialista enumera outras. “Um dos nossos propósitos da Comexland é conectar. Queremos nos conectar com alunos, professores, empresas, instituições e, por isso, criamos diferentes quadros no Instagram. Porém, em cada rede social, trabalhamos com um objetivo. O Linkedin é mais sério. Utilizamos ainda estratégias de envio de e-mail marketing e 90% dos nossos clientes vieram pelo Inbound marketing, ou seja, redes sociais e de forma orgânica.
O Inbound Marketing, segundo Kauana, acontece quando a empresa é procurada por quem queira participar da jornada. “Já o Outbound Marketing é aquele que exige a necessidade de prospecção: uma ligação, um e-mail. No Inbound as chances de fechar uma compra são muito maiores, pois o cliente já está interessado”.

Os cinco passos para quem quer entrar forte no comércio exterior são, portanto:
Definir objetivos e propósitos
Saber onde quer chegar
Definir o público-alvo
Chamar atenção desse público
Diferenciar-se da concorrência
Sobre Kauana Pacheco

Kauana Pacheco é diretora da assessoria de marketing e comunicação para Comércio Exterior, a ComexLand, e ajuda empresas e profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O grande diferencial da assessoria é entendimento em Comex e o atendimento que compreende a necessidade e o deadline de cada cliente. Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence.

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Marketing estratégico é primordial para ingressar no comércio exterior