O mercado de vinhos no Brasil sofreu um boom principalmente durante a pandemia da Covid-19 com aumento de cerca de 30% no consumo da bebida entre os brasileiros.

Mesmo após o período de isolamento e bares fechados, os números mostram que a bebida conquistou o paladar dos brasileiros. Segundo a consultoria britânica WineIntelligence, em 2021, o consumo mensal de vinho em território brasileiro chegou a 36% da população adulta – se assemelhando aos números do mercado norte-americano.

Mas por aqui, com nosso clima quente, informalidade e festividades ao ar-livre, o tipo de vinho que mais têm agradado os brasileiros é o Prosecco, um tipo de vinho espumante.

Segundo a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), as vendas dos espumantes no Brasil dispararam em 2021 e ultrapassaram as dos vinhos finos. Foram 40,4 milhões de garrafas de espumante contra 36 milhões de garrafas de vinhos finos.

Cheio de borbulhas encantadoras, o Prosecco tem agradado os brasileiros pelo seu frescor e pela versatilidade na harmonização enogastronômica.

“Essa bebida além de trazer frescor ao paladar dessa geração de consumidores, chega com a mensagem de um vinho sustentável, elegante contrapondo a dureza do vinho branco de barrica, pretensioso, esnobe, agradando os mais ecléticos paladares”, explica Luciana Secches, Ceo da Vinícola Vignorosa.

Hoje o Prosecco é o espumante mais consumido no mundo, mais do que a Champagne e a Cava juntos.Em 12 anos, a produção da bebida quase dobrou o número registrado em 2010. Em 2022 foram produzidas 42 milhões de garrafas de Prosecco. 

Teor alcoólico mais baixo e mais frescor

O teor alcoólico do Prosecco é de apenas 11%, muito mais baixo que a maioria dos vinhos, o que se alinha com consumidores cada vez mais preocupados com a saúde.

Poucos sabem, mas ao contrário da Champagne, devido ao método de produção, o Prosecco é uma bebida feita para ser consumida jovem, fresca, e este é um dos diferenciais da Vinícola Vignarosa.

“Como nós produzimos e nós mesmo importamos ao Brasil, o produto só passa pela segunda fermentação, onde as bolhas são produzidas, a partir do momento em que a demanda brasileira acusa a necessidade de mais produtos, desta forma o produto chega muito mais fresco, frutado, aromático, com a perlage abundante, fina e persistente o que modifica totalmente a experiência do consumidor e torna a bebida única e exclusiva no mercado nacional, e este é um outro ponto favorável a expansão do consumo da bebida no país neste ano de 2023”, ressalta Luciana Secches.

Prosecco não é tudo igual!

Apesar de termos um volume gigantesco atribuído coletivamente, existe uma pirâmide de qualidade diferenciando os vários tipos de Proseccos, de acordo com a microzona de produção, altura das colinas onde as videiras estão plantadas e, quantidade de uva produzida por hectare que diferencia o Proseccoem: Prosecco DOC ( 556 comunas) , Prosecco DOCTreviso ( 95 comunas), Prosecco Superiore DOCG ( 15 comunas) e ProseccoCartizzeRive DOCG ( 106 hectares de terra apenas).

Essa diferenciação na qualidade faz com o que o custo do produto seja proporcional ao valor que ele carrega em sua produção, por isto no mercado poderemos encontrar Proseccos com custo variado, pois assim como a produção, o tempo de armazenamento, o transporte e a distribuição do produto interferem na manutenção dessa qualidade até o local de consumo, sendo um produto delicado como uma “jóia-viva”, e assim merece e deve ser também tratado por todos aqueles que trabalham, importam,  distribuem e o comercializam.

Consumo no Brasil

O Brasil ocupa a 19º colocação dentre os importadores com um total de 64.402 garrafas importadas no ano de 2021. Os dados de 2022 mostram que 145mil garrafas chegaram ao Brasil neste ano, mais que o dobro do ano anterior.

A busca crescente pela cultura do vinho além da iniciativa do Consorziodi Tutela ConeglianoValdobbiadeneProsecco DOCG de garantir a qualidade e expandir a cultura da Zona oficial regulamentada pela UNESCO, e a iniciativa de novas vinícolas que se propõem a aculturar a bebida no Brasil como é o caso da VinículaVignarosa.

Vinícola Vignarosa

Vignarosa é uma vinícola familiar centenária, que oferece aos brasileiros a oportunidade de degustar de um PROSECCO fresco, como aqueles degustados apenas para privilegiados que visitam o Vêneto, onde além do Terroir DOC e DOCG, é também produzido com rigor, chegando ao Brasil no mesmo ano em que é produzida, mantendo o fresco que é o ponto forte da bebida, e transportando a bebida em containers refrigerados para que não se perca a qualidade. Com issoesperamos um consumo cada vez maior dos brasileiros a partir de agora, tanto aqueles que já conhecem a bebida ou os que se encantam na primeira taça.

Compartilhar matéria no
Mercado de Prosecco No Brasil. Vinícola analisa crescente consumo de Prosecco no Brasil. Entenda
Prosecco rompe barreira das festas e invade cotidiano dos brasileiros pela versatilidade e paladar