Seja em um visual mais básico ou no estampado colorido, cada um de nós tem seu estilo próprio, e aquelas peças favoritas. Mas seguindo a agenda do futuro onde sustentabilidade é o ponto chave, apostar em um guarda-roupa consciente é cada vez mais comum. Alheio a isso, o aumento dos preços fez a população se perguntar novamente em como se vestir bem pagando pouco. A modelo Anna Figueiredo traz 5 dicas fundamentais para quem quer gastar menos usando mais, confira:

Peças coringas:  Investir em peças coringas é fundamental pra manter o estilo e gastar pouco. Calças ou saias jeans nunca saem de moda, e funcionam em qualquer ambiente, desde os mais básicos até os elegantes. Camisetas e vestidos básicos também são ótimas opções, porque além de serem baratos, combinam com (quase) tudo. Um macacão básico, saia midi, shorts confortáveis, ou pra quem quer investir mais,  escolher peças de couro ou alfaiataria também é uma ótima pedida. O importante é não ter medo de repetir roupas, usar e abusar da versatilidade de cada peça, pensando sempre em aumentar a vida útil de cada uma delas.

Cores e texturas: Um armário minimalista prefere cores neutras e poucas estampas. O preto, branco, cinza, off-white e nude são ótimos por serem mais fáceis de combinar. Apostar em peças monocromáticas, pra brincar com as variações. Mas isso não impede também cores mais quentes como um vermelho, para dar mais vida à ocasião.  Com relação a texturas e tecidos é melhor apostar naqueles duráveis, como o algodão e o linho, que além de valerem mais o investimento, costumam trazer modelagens para todos os corpos.

Acessórios: Brinque, use e abuse de acessórios. Seja em algo mais simples ou mais caro, eles são capazes de transformar completamente o seu look. Um relógio, brincos, anéis, colar, pulseiras, óculos e até mesmo chapéus, como as boinas e bonés, que nunca saem de moda. As correntes estão super em alta, e são tendência vintage que voltou com tudo, e pode entrar em todos os estilos.

Bolsas e sapatos: Sim, eu sei, bolsas também são assessórios, mas fazem parte de uma categoria especial. Um kit com uma bolsa sacola, uma grande ou médio tipo “tote” e uma pequena “mais festa”. Os sapatos também são pontos chaves de looks e indispensáveis no meu closet. Seja em um scarpin, uma sandália nude de tira ou um salto fino (um clássico, por sinal), ou até mesmo um tênis branco pra usar no dia a dia e combinar com tudo.

Organização e desapego: Não basta apenas ter diferentes peças de roupas, mas criar uma forma de organizá-las para montar os mais diversos conjuntos. Deixar exposto nos cabides ou ter uma caixinha para os assessórios facilita na hora de visualizar cada peça e criar um look especial. E é claro, não podemos esquecer de desapegar também. Costumo manter no meu armário apenas o que eu uso, o resto eu desapego, seja através de doações ou vendas. Assim, economizo e ao mesmo tempo ajudo a quem precisa. Não deixe o medo te atrapalhar, passar uma peça adiante é libertador e te possibilidade a reinventar, afinal, menos é mais. O básico, sustentável e consciente é o novo chique.

Mais informações de Anna Figueiredo pelo https://www.instagram.com/annavfigueiredo/

Compartilhar matéria no
Moda consciente e minimalista: Anna Figueiredo dá 5 dicas pra quem quer gastar pouco e ficar no estilo