A celulite nada mais é que a inflamação do tecido celular, mais especificamente o tecido adiposo, que aparece geralmente entre as coxas e as nádegas das mulheres. A celulite não tem conjuntura
patológica, mas é capaz de causar baixa autoestima e alterações emocionais. Devido à ação do estrogênio, o corpo feminino naturalmente tende a acumular mais gordura. No corpo da mulher existe o que chamamos de “gordura específica do sexo” que agrega em torno de 9% a mais de gordura do organismo, além dos 3% referentes à gordura essencial.

Qualquer gordura a mais do que isso, acarreta no aumento dos adipócitos que, consequentemente,
inchará. E, por não ter mais espaço dentro da trama de fibras reticulares, vai resultar no alongamento da pele.

Quanto maior o sedentarismo e descuido com a alimentação, mais elevado e grave se torna o aspecto da celulite. A celulite é classificada em 4 (quatro) estágios. Entretanto, isso não significa dizer que se você engordar um pouco mais, necessariamente terá celulite.

ALIMENTAÇÃO

Uma Dietoterapia excelente e equilibrada irá melhorar o trânsito intestinal e diminuir a retenção líquida. O aumento da ingestão de líquidos irá fazer os rins trabalharem mais, eliminando assim essas toxinas.

TREINOS

Os treinamentos vão ser os responsáveis por aumentar a circulação e a irrigação sanguínea no local. A queima de gordura só será possível se você estiver gastando mais energia do que consome, e isso terá que ser feito sempre! Exercícios aeróbicos aliados a uma dieta vão fazer você emagrecer porque melhora a capacidade cardiovascular e requer mais a utilização dos ácidos graxos como principal fonte de queima calórica. Exercícios aeróbicos como: corrida, caminhada, bicicleta,etc.

MUSCULAÇÃO

A musculação ou treinamento de força será essencial para a melhora da celulite. Atribui-se a ela a perda de gordura e o ganho de massa muscular, aumentando a firmeza corporal. Sabemos que quanto
mais massa muscular você tiver, maior será o gasto calórico.
Exercícios como: agachamento avanço (agachamento unilateral), LegPress 45° e Stiff, entre outros, sempre são bem-vindos, pois vai ocorrer a ativação do glúteo, trabalhando assim, toda a região.

Concluindo: não existe dieta milagrosa, tampouco uma transformação do dia para a noite. Faça uma reeducação alimentar, evite o consumo de alguns alimentos;  inclua frutas, vegetais, beba muita água, etc. Alie os treinos aeróbicos com a musculação e busque sempre um profissional de Educação Física, personal habilitado e um Nutricionista. 

Compartilhar matéria no
“Moldadas a Ferro”: como a musculação, com esforço e disciplina, é uma das principais atividades físicas para acabar com a celulite das mulheres