Uma máquina futurística que parece saída de um filme de ficção foi apresentada pela Yamaha. A moto elétrica Motoroid 2 é um conceito de veículo autônomo equipado com IA, reconhecimento facial e mais.
Para ter uma ideia, a motocicleta consegue se equilibrar sozinha, estacionar e até reconhece o dono à distância, diz a marca japonesa.
O modelo experimental é a segunda versão da Motoroid original de 2017, que também tinha recursos de direção autonôma. Desde então, a Yamaha continuou a pesquisar tecnologias que permitiram alcançar uma relação ainda mais próxima e harmoniosa entre piloto e veículo. O resultado foi a segunda geração da moto-conceito.
Como é a moto elétrica futurista da Yamaha
- A Motoriod 2, assim como outros modelos mais convencionais, tem uma roda traseira acionada por cubo.
- O referido cubo fica montado em um braço oscilante que se conecta a um ponto de montagem giratório e motorizado abaixo do assento.
- A configuração permite que a roda traseira gire para frente e para trás de forma independente do resto da motocicleta.
- Além disso, a empresa está trabalhando em uma configuração que envolve controle por gestos que permitirá que a moto se mova e até siga o motociclista quando necessário.

Tudo isso passa pelo uso de uma versão refinada do Active Mass Center Control System (ou AMCES), um sistema de IA com reconhecimento de imagem que permite à motocicleta reconhecer e reagir ao rosto e gestos do proprietário.
Em termos de aparência, a Motoroid 2 vem com uma carroceria branca translúcida com iluminação azul integrada e detalhes em cobre.