“O TikTok influencia comportamentos”, destacou Silvia Belluzo, responsável pela estratégia de marketing do TikTok com foco nos pequenos e médios negócios, durante sua apresentação no 3° Encontro Liberdade para Empreender – Protagonismo Feminino nos Negócios, realizado nesta terça-feira (22) em São Paulo e promovido pelo Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC). Segundo a head de SMB do TikTok, o uso da famosa comunidade digital de vídeos curtos tem grande poder de ampliar as vendas.
“Seja uma vendedora de brigadeiros em Salvador (BA) ou uma livraria na Avenida Paulista, em São Paulo, todas as empresas cabem no TikTok”, afirmou Silvia ao dar dicas de como aproveitar melhor a ferramenta. “A autenticidade é um dos pontos mais importantes. Não precisa seguir padrão ou tendência, siga conexões reais, encontre sua própria comunidade”, sugeriu a especialista.
Segundo a representante do TikTok, cerca de 15% do público da plataforma compra de pequenos negócios. Quando o assunto envolve hashtags relacionadas ao empreendedorismo, 30% do tráfego está ligado ao empreendedorismo feminino.
Criatividade, por sinal, é peça chave para o sucesso de vendas pelo aplicativo. “Não precisa ter seguidores para conseguir impacto na entrega de conteúdo. Um material que a comunidade entenda que seja relevante já é o suficiente. A única coisa que limita a entrega do conteúdo é a sua própria criatividade”, revelou Silvia.
Então, por onde começar? Primeiro é preciso baixar o aplicativo e criar uma conta corporativa. Caso a usuária já tenha uma conta pessoal, é possível transformá-la em conta para empresas. Essa alteração é fundamental para ter acesso a métricas de campanhas em tempo real.
O segundo passo é criar conteúdo com criatividade. Nesse ponto é possível surfar em algumas tendências, mas não se deve ficar apenas nisso. “Crie conteúdo orgânico para entender o que é relevante, o que funciona e não funciona entre o público do seu negócio”, sugeriu Silvia.
A plataforma disponibiliza uma ferramenta corporativa onde é possível impulsionar o conteúdo para uma audiência específica. Essa terceira etapa é importante para cobrir um público mais segmentado, ou chegar a eventuais consumidores ainda não captados organicamente.
Trabalhar com criadores de conteúdo pode também ser outra forma de atingir um público consumidor. Segundo dados do aplicativo, 1 em cada 4 usuários descobriram e compraram algo no TikTok após acessarem algum conteúdo relevante.
Ao final da apresentação, o TikTok selecionou 50 mulheres para uma capacitação. A mentoria será focada em mulheres empreendedoras de micro, pequenas e médias empresas e será realizada no início de dezembro.
A apresentação “Do pequeno ao grande: toda empresa cabe no TikTok” realizada por Silvia Belluzo fez parte da programação do 3° Encontro Liberdade para Empreender, promovido pelo CMEC. Outros temas como Turismo e Impacto Social, Poder da Mulher no Mundo das Vendas, Influenciadoras da Maturidade e Como Começar a Empreender também foram destaques no evento.
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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes
Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Sobre o Cmec: o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura é um órgão da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O CMEC atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui mais de 280 conselhos da mulher, distribuídos entre as cidades do Estado de São Paulo e presente em mais de 2.400 associações comerciais do Brasil.