Aconteceu na sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília a segunda reunião com representantes da Secretaria Municipal da Cultura, sobre a programação cultural a ser desenvolvida no fim do ano, com as atividades a serem programadas para a celebração do Natal no mês de dezembro de 2025. Segundo o presidente da associação comercial, Carlos Francisco Bitencourt Jorge os encontros estão sendo positivos em virtude da necessidade de tempo para a realização das ideias a serem criadas. “Estamos conversando de forma antecipada para que não haja atropelos nos meses próximos ao Natal”, disse o dirigente que já começou a desenhar a programação em conjunto com a secretaria municipal. A secretária municipal, Tais Vanessa Monteiro, participou dos dois encontros e considerou válidas as decisões que estão sendo tomadas.

Segundo a vice-presidente da associação comercial mariliense, Valéria Cristina Tamião de Oliveira quanto mais cedo as providências forem tomadas, melhores os preços e maiores as chances de sucesso. “Os encontros estão sendo importantes, pois já estamos desviando das dificuldades e em breve vamos começar com as execuções”, disse ao apontar a questão financeira como o maior entrave existente. “Por não existir um fundo específico para este tipo de investimento, ficamos com poucas alternativas”, disse a dirigente da associação comercial que compõe a comissão interna da entidade para tratar destes detalhes. “A parte da associação comercial já temos ideia de como fazer, o que precisamos fazer agora, é alinhar com as atividades da prefeitura”, falou a vice-presidente da diretoria executiva.

José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial, acredita que mais encontros serão realizados em breve para a discussão da ornamentação natalina e também da programação especial de Natal. “Estamos discutindo as condições para que logo mais possamos definir o que será possível ser feito”, falou ao alinhar com a secretária municipal da cultura algumas questões sobre a iluminação pública no centro comercial e nos bairros. “A ideia de se criar um fundo específico para o Natal deve ser conversada de forma específica, afinal, sem recursos financeiros inviabiliza uma série de atividades”, falou ao lembrar que nos últimos anos não foi feito investimento neste sentido por parte da Prefeitura de Marília, apesar das inúmeras promessas. “Isso é algo que acontece todos os anos, ou seja, o Natal é algo previsível, que deveria constar no planejamento financeiro da Prefeitura Municipal”, enfatizou o presidente da entidade associativa.

Recentemente o presidente da associação comercial, reunido com o Prefeito Vinicius Camarinha, comentou sobre o assunto e parabenizou a secretária Tais Vanessa Monteiro pelo envolvimento e comprometimento. “As reuniões estão sendo positivas e acredito que este ano teremos algo diferente e muito bom para o comércio de nossa cidade”, falou ao lembrar o chefe do Poder Executivo de Marília sobre a possível criação de um fundo próprio para o Natal, para que o plano de atividade seja ampliado. “Por enquanto será feito o que for possível, com a ajuda de alguns patrocinadores, porém, sem recurso específico é complicado qualquer tipo de planejamento”, comentou ao garantir que a associação comercial, pelo terceiro ano consecutivo, fará um investimento próprio no sentido de atrair as famílias para o centro comercial e nos principais corredores de lojas nos bairros. “Algo simples, e acanhado, porém, é importante que se faça algo”, falou.

Compartilhar matéria no
Natal 2025: acontece na Associação Comercial de Marília segundo encontro com a secretaria da Cultura sobre atividades no fim do ano