
Michael Derrer Fuchs
A Nestlé anunciou nesta terça-feira (6/1) o recolhimento de lotes de fórmulas infantis vendidos em países da Europa após identificar risco potencial de contaminação por uma toxina associada a um problema de qualidade em um ingrediente usado na produção.
A medida atinge produtos de nutrição infantil das marcas SMA, BEBA e NAN e foi adotada de forma preventiva. Até o momento, não há registro de doenças ou sintomas associados ao consumo desses produtos.
Segundo a
empresa, a decisão ocorreu depois que testes internos apontaram falha em um ingrediente fornecido por um parceiro comercial. A partir disso, foram realizadas análises adicionais em todo o óleo de ácido araquidônico e nas misturas utilizadas na fabricação das fórmulas potencialmente afetadas.
O alerta está relacionado à possível presença de cereulida, uma toxina produzida por algumas cepas da bactéria Bacillus cereus. De acordo com a empresa, a ocorrência dessa substância em óleos é considerada incomum, e uma investigação detalhada está sendo conduzida em conjunto com o fornecedor para identificar a causa do problema.
“Estamos em contato com as autoridades dos países relevantes para garantir que as medidas necessárias sejam tomadas. A Nestlé assegura aos pais e responsáveis que está implementando as ações apropriadas para ajudar a garantir a saúde e o bem-estar das famílias e de seus bebês”, afirmou a empresa em comunicado.
Fonte: Metrópoles
Fonte: Diário Do Brasil
