A Liga Nacional de Futebol dos EUA (NFL), assim como a maioria das indústrias esportivas profissionais, se rendeu (ainda mais) à inteligência artificial (IA). Segundo informações do Engadget, a liga e a Amazon Web Services (AWS) — com quem tem uma parceria — atualizaram suas ferramentas de alta tecnologia para extrair dados significativos de jogos e decifrar padrões específicos no desempenho dos jogadores.
O que você precisa saber:
- Chamada Next Gen Stats, a categoria de análise da AWS foi criada exclusivamente para a NFL e diz respeito ao estudo de “pressão” no jogo de futebol;
- A AWS desenvolveu algoritmos inteligentes baseados em IA que podem analisar o comportamento do jogador em campo e detectar o quão agressivo e rápido ele foi no jogo, bem como seu tempo de resposta no Quarterback;
- Para a coleta de dados, a NFL usa ferramentas instaladas em seu próprio campo — em cada local participante, há pelo menos 20 ou 30 receptores de banda ultralarga;
- Há também 2-3 etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID) nas ombreiras de cada jogador e em outros equipamentos de jogo;
- Os dados permitirão que os analistas de jogos estudem as estratégias que podem influenciar nas jogadas;
- O conjunto inovador de análise ultrapassa as estatísticas tradicionais, que são limitadas, podendo oferecer insights muito mais assertivos.
Os transmissores de dados instalados tanto nos campos quanto nos jogadores coletam informações alimentadas por meio de um modelo gráfico de rede neural (GNN), que permite a retransmissão dos dados em tempo real. Confira abaixo o vídeo explicativo da ferramenta.
De acordo com a Amazon, o aprendizado de máquina do Next Gen Stats está se concentrando agora em três áreas de jogo: identificar bloqueadores e pass rushers em jogadas de passe; ensinar a ferramenta como quantificar a “pressão” em um jogo; e detectar confrontos individuais entre bloqueadores e rushers.
O rastreamento também fornecerá aos profissionais informações valiosas sobre estatísticas que podem ajudar olheiros ou treinadores a selecionar novos jogadores. Além disso, pode ajudar a determinar jogadores mais adequados para uma escalação ofensiva.
O projeto Next Gen Stats foi iniciado em 2017 e contém dados históricos disponíveis para cada jogada de passe desde 2018.
Vale lembrar que, bem antes, em 2015, a Major League Baseball (MLB) — a liga profissional de baseball dos EUA — também fechou uma parceria coma AWS para melhorar a análise de performance dos jogadores, não sendo essa uma iniciativa recente do serviço de computação em nuvem da Amazon.