De acordo com informações do portal Seu Crédito Digital, na quinta-feira, 31 de agosto, uma das emissoras de rádio mais antigas do país saiu do ar. Depois de 98 anos de transmissão, a Rádio Pelotense não está mais transmitindo os seus programas. Aliás, uma medida drástica também foi tomada.

Acontece que todos os funcionários foram demitidos, mas os donos planejam manter a concessão. A Rádio Pelotense surgiu em 1925, e era a emissora mais antiga do Rio Grande do Sul e a terceira mais velha do Brasil. Operava na faixa AM 620 transmitindo uma programação popular com músicas, notícias e esportes.

Os colaboradores da emissora de rádio receberam o aviso prévio sobre o encerramento das atividades em julho. Ao todo, 11 pessoas perderam os empregos devido ao fim das transmissões. Contudo, o fechamento tem uma grande explicação e alguns dos funcionários confidenciaram os motivos.

Um deles foi a dificuldade de migrar do AM para o FM, visto que a empresa tenta há cerca de 1 ano concluir esse processo. Acontece que com o sinal digital e a tecnologia 5G, a faixa AM dos rádios deixará de operar. Assim, todas as emissoras AM precisam migrar para o FM caso queiram continuar suas atividades.

Canal tem dívidas?

Entretanto, a rádio de Pelotas não conseguiu fazer a migração. Para piorar a situação, a empresa acabou vendendo o terreno onde fica a antena da emissora. A Rádio Pelotense também passa por problemas financeiros. Conforme o balanço do ano passado, a emissora tem mais de R$ 13 milhões em dívidas.

Aliás, os atuais proprietários tentaram conseguir levantar dinheiro com os outros acionistas, mas não obtiveram sucesso. Apesar do encerramento das atividades ainda existe a esperança de que a rádio volte a transmitir, caso os atuais proprietários consigam concluir a mudança para FM.

TV Foco

FONTE: terrabrasilnoticias.com

Compartilhar matéria no
No ar há quase um século, emissora histórica se despede e demissão em massa é confirmada
Foto: Divulgação