
A primeira semana de dezembro deve começar sob alerta meteorológico em parte do Brasil. A previsão indica a formação de um novo ciclone associado a uma frente fria, capaz de provocar chuvas intensas, tempestades e rajadas de vento em ao menos cinco estados do Centro-Sul do país.
Conforme informações do Meteored, o fenômeno deve marcar a retomada das instabilidades na região após dias de tempo seco em algumas localidades do país.
Na última quarta-feira (26), um ciclone começou a se estruturar no oceano próximo à região Sudeste. O sistema atua como reforço para a circulação de umidade sobre áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, mantendo o cenário de chuva nessas regiões nos últimos dias de novembro.
Enquanto isso, grande parte do centro-sul do país, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, segue com predomínio de tempo estável, sol e baixos volumes de precipitação, neste momento.
Frente fria abre caminho para formação de ciclone no início de dezembro
A virada no padrão climático deve começar no domingo (30), quando uma frente fria associada a um cavado atmosférico deve provocar tempestades sobre o Rio Grande do Sul. A instabilidade se intensifica já na segunda-feira (1), com expansão das chuvas para Santa Catarina e Paraná.
Segundo o Meteored, a previsão é de que ocorra a formação de um novo ciclone sobre o Oceano Atlântico, com centro entre o litoral do Sul e do Sudeste. Esse sistema será responsável por empurrar a frente fria em direção ao interior do país.
Estados sob maior risco de chuvas
A frente fria associada ao ciclone deve provocar chuvas volumosas, tempestades com descargas elétricas, rajadas de vento em cinco estados:
• Rio Grande do Sul;
• Santa Catarina;
• Paraná;
• São Paulo;
• Mato Grosso do Sul.
Fonte: NDmais
