No próximo sábado, dia 01 de outubro, comemora-se o Dia do Idoso. Essa data, que marca o dia em que a Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor em 2003, é fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e a relevância dele para a sociedade brasileira.
Segundos dados do IBGE, a população total do país foi estimada em 212,7 milhões em 2021. Desde 2012, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da população. Em números absolutos, esse grupo etário passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período. E a tendência é que aumente mais.
Mas, como estão e são vistos os profissionais acima de 60 anos que ainda estão no mercado de trabalho? Com tanta tecnologia e inovação hoje em dia, como os idosos estão se adaptando a isso no mercado de trabalho? Ainda há espaço? Para sugestão de personagens, na Superdigital, fintech do Grupo Santander, justamente na área de tecnologia, temos alguns profissionais acima dos 60 anos, algo em torno de 5%, inclusive no cargo de gerência. Ou seja, na área que mais demanda inovação, os idosos estão mostrando que é possível inovar e contribuir numa área tão importante para as empresas, principalmente, empresas de tecnologia, como a Superdigital.
Além disso, sugerimos também como porta-voz a Juliana da Cunha Assad, CIO da Superdigital, para falar quais são as diferenças em gerir profissionais da terceira idade em uma área como tecnologia. No que eles mais colaboram, as diferenças de gerações, como eles lidam com as crises etc.

Superdigital
A Superdigital é uma conta digital comprometida com o empoderamento econômico da população desbancarizada e semibancarizada da América Latina. No centro de sua estratégia estão o uso da tecnologia e a geração de economia e renda para esse público. Hoje, a marca está presente no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai e prepara sua expansão na Colômbia, Peru e México. Sua plataforma multipaíses, multilíngue e multimoedas – desenvolvida com código próprio e tecnologia nativa da nuvem – tem orientação mobile first e API first. No atendimento a pessoas físicas, a Superdigital oferece ferramentas simples e de uso intuitivo, com acesso a conta e cartão em poucos minutos, por meio de um processo de adesão 100% digital. E no segmento de banking as a service, a fintech atende empresas que precisam de soluções de pagamentos para a remuneração de funcionários e/ou oferta de benefícios, trazendo ganhos de eficiência para suas operações.

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O idoso no mercado de trabalho como colaborador de inovação. Veja as novidades