Nesta semana, quatro escolas públicas da Grande São Paulo receberam espaços Steam, uma abordagem inovadora de ensino-aprendizagem que integra as áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
A inauguração desses espaços contou com o apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP, da idealizadora Fundação Internacional Siemens Stiftung e do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Poli.
Para quem tem pressa
- Quatro unidades escolares públicas da Grande São Paulo receberam, mediante a um edital, espaços Steam – considerados uma abordagem inovadora de aprendizagem.
- O objetivo do método é estimular a criatividade dos alunos, permitindo a aplicação prática da teoria aprendida em sala de aula.
- A inauguração contou com o apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP, Fundação Internacional Siemens Stiftung e do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Poli.
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Abordagem inovadora
Ao todo, os espaços contam com kits de eletrônica, química, matemática, artes e ferramentas variadas, como furadeira, martelo e serra.
Sendo assim, o objetivo da abordagem é estimular a criatividade dos alunos, permitindo a aplicação prática da teoria aprendida em sala de aula.
Apesar de ser considerada uma abordagem inovadora, ainda são poucas as unidades públicas no país que a adotam devido à ausência de ambientes adequados e falta de estrutura.
Cada escola selecionada recebeu R$ 22,5 mil mediante a um edital para criar seu espaço, possibilitando construção, reforma, integração ou aquisição de equipamentos conforme necessário.
As instituições beneficiadas pelo programa estão localizadas na capital paulista e em Santo André. São elas:
- Escola Estadual Orestes Guimarães (Canindé)
- Escola Estadual Dr. Agenor Couto de Magalhães (Vila Clarice)
- Escola Estadual Professora Maria Eugênia Martins (Jaguaré)
- Escola Estadual Dr. Celso Gama (Santo André)
Além disso, gestores e professores dessas escolas participaram de um curso gratuito, no qual aprenderam o que é o modelo de ensino, a concepção, implantação, uso, gestão e divulgação do Espaço Steam.
O Espaço Steam possibilita integrar os conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática, mostrando na prática a importância dessa interdisciplinaridade para a solução de problemas reais identificados pelos alunos. Os alunos aprendem de forma ativa, questionadora e colaborativa; por isso, é uma ferramenta valiosa também para a formação de cidadãos.
Roseli de Deus Lopes, professora da Poli e coordenadora científica do programa.
Como resultado, mais de 4 mil alunos das quatro instituições serão beneficiados com a abordagem.