Spot, o simpático cão-robô quadrupede da Boston Dynamics, é com certeza uma invenção curiosa. Mas você sabe quais as funções que ele possui?
Se você acompanha o mundo da tecnologia, com certeza já se deparou com os vídeos da Boston Dynamics. A empresa de robótica americana está sempre gerando conteúdos virais com seus robôs altamente tecnológicos executando toda sorte de tarefas e peripécias. Um dos robôs mais conhecidos da empresa é o Spot, um cão-robô. Mas você sabe do que ele é capaz?
Apresentado pela primeira vez em 2015. Spot é um cão-robô desenvolvido pela empresa Boston Dynamics. Conhecida por suas inovações em robótica, a empresa americana anunciou o Spot como sendo detentor de uma capacidade única de locomoção em diversos terrenos, oferecendo versatilidade para uma variedade de aplicações industriais e de pesquisa.
Como funciona o cão-robô Spot
Controlado por um tablet, e com uma autonomia de uso que pode chegar a duas horas, o robozinho possui uma boa capacidade de carga, e pode realizar diversas atividades. Desde transporte de materiais, inspeções térmicas, leituras de medidores, detecção de gás, vazamentos e anomalias de ruído entre outras funções.
Além de ter um corpo resistente, o cão-robô possui baterias removíveis, o que permite a troca rápida de baterias durante o uso. Isso pode ser particularmente útil em cenários em que uma operação contínua é necessária, e a substituição rápida de baterias pode minimizar o tempo de inatividade.
Desde seu primeiro anúncio em 2015, a Boston Dynamics continuou aprimorando o design e as capacidades do Spot. O robô foi submetido a testes rigorosos para demonstrar sua versatilidade em tarefas práticas. Entre o seu anúncio e o ano de 2020, quando foram liberados os primeiros pedidos comerciais, a Boston Dynamics cuidou de aprimorar bastante o design e funções do cão-robô. Focando sua pesquisa e desenvolvimento em projetos de parcerias com outras empresas e indústrias para encontrar os melhores usos para o robô.
Desde que foi disponibilizado comercialmente, o Spot se demonstrou capaz de performar diversas aplicações em setores como indústria, pesquisa, segurança e logística, além de resposta a Emergências. Sua capacidade de operar em ambientes hostis com temperaturas de até -20°C, além de poder, subir e descer escadas, o habilita para missões de busca e resgate, enquanto a modularidade permite que ele opere em ambientes confinados como fábricas e depósitos.
Spot também foi utilizado na pandemia da Covid-19 para a triagem de pacientes, permitindo que médicos pudessem avaliar casos suspeitos em centros de triagem, sem precisarem se expor a possíveis pacientes contaminados. Para tal, o cão-robô foi equipado com um tablet e um braço giratório que permitia que os médicos pudessem conversar com os pacientes.
Além de possuir vários pontos de ancoragem para os mais diversos apetrechos, a Boston Dynamics também oferecem o Spot com um braço mecânico capaz de erguer até onze quilos de carga útil. O braço mecânico permite ao cão-robô performar atividades como abrir portas, levantar objetos do chão ou operar válvulas de tubulações industriais em emergências.
Vale lembrar que o Spot segue sendo desenvolvido pela Boston Dynamics, o que significa que novas versões podem ser anunciadas num futuro próximo, com mais funções e maior autonomia e capacidade de carga. Por enquanto o robozinho simpático de quatro pernas segue sendo uma ferramenta útil para situações específicas, com apenas 400 unidades produzidas e entregues desde 2020.
Por João Velozo, editado por Bruno Ignacio de Lima/Olhar Digital