As referências ao vinho na Bíblia são muitas.
Tanto no Antigo Testamento, como no Novo Testamento, a bebida está presente desde o Livro do Génesis ao Livro do Apocalipse.
Ora é apresentado como bebida propriamente dita, ora como sentido figurado para fazer alusão a algum outro significado(vida, fúria, etc).
Advertência, alegria, vida, conforto, abundância, cura, ira, fúria, dentre muitas outras, são alusões relativas ao vinho na Bíblia.
É exaltado, e também depreciado, sendo narrado como motivo de perdição, vício prejudicial ao homem, inclusive passível de impedir a entrada no Reino de Deus.
Independentemente do sentido, a Bíblia é clara que o seu consumo deve ser moderado.
A seguir vão alguns trechos do Livro Sagrado.

Génesis 9:20-21
“Começou Noé a ser lavrador de terra e plantou uma vinha. E bebeu do VINHO e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda,”

Salmos 104:15
“O VINHO, que alegra o coração do homem; o azeite que lhe faz brilhar o rosto, e o pão, que sustenta seu vigor.”

Efésios 5:18
“Não se embriaguem com VINHO, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito.”

Provérbios 31:6
“Dê bebida fermentada aos que estão prestes a morrer, VINHO aos que estão angustiados;”

1Timóteo 5:23
“Não continue a beber somente água; tome também um pouco de VINHO, por causa do seu estômago e de suas frequentes enfermidades.”

Jeremias 25:15
“Assim me disse o Senhor, o Deus de Israel: “Pegue de minha mão este cálice com o VINHO da minha ira e façam com que bebam dele todas as nações a quem eu o envio.”

Oséias 4:11
“À prostituição, ao VINHO velho e ao novo, prejudicando o discernimento do meu povo.”

1Samuel 1:14-15
“E lhe disse: “Até quando você continuará embriagada ? Abandone o VINHO !” Ana respondeu : “Não se trata disso, meu Senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi VINHO nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor.”

Provérbios 20:1
“O VINHO é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles.”

Provérbios 23:31
“Não se deixe atrair pelo VINHO quando está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente !”

Provérbios 3:10
“Os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de VINHO.”

Salmos 4:7
“Encheste o meu coração de algria, alegria maior do que a daqueles que tem fartura de trigo e de VINHO.”

Marcos 2:22
“E ninguém põe VINHO novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o VINHO rebentará a vasilha, e tanto o VINHO quanto a vasilha se estragarão. Ao contrário, põe-se VINHO novo em vasilha de couro novo.”
Romanos 14:21
“Bom é não comer carne, nem beber VINHO, nem fazer outra coisa em que teu irmão tropece.”

João 2:1-11
“No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali; Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento. Tendo acabado o VINHO, a mãe de Jesus lhe disse : “eles nã tem mais VINHO. Respondeu Jesus : “Que temos nós em comum, mulher ? A minha hora ainda não chegou.” Sua mãe disse aos serviçais : “Façam tudo o que ele mandar”. Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabiam entre 80 e 120 litros. Disse Jesus aos serviçais: “Encham os potes com água”. E os encheram até a borda. Então lhes disse: “Agora, levem um pouco ao encarregado da festa”. Eles assim fizeram, e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em VINHO, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo e disse: “Todos servem primeiro o melhor VINHO e,depois que os convidados já beberam bastante, o VINHO inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora”. Este sinal milagroso em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória e os discípulos creram nele.”

ÚLTIMA CEIA
Por fim a “Última Ceia”, relatada pelos quatro Evangelhos canônicos (Mateus 26:17-30, Marcos 14:12-26, Lucas 22:7-39 e João 13:1 até João 17:26) :
“Enquanto comiam Jesus tomou o pão, partiu-o e o deu a seus discípulos, dizendo: Tomem e comam; isto é o meu corpo”. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu a seus discípulos, dizendo: “Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da Aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão dos pecados. Eu digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o VINHO novo com vocês no Reino do meu Pai”. Depois de terem cantado um hino, saíram para o Monte das Oliveiras.”

*João Bono é enólogo e articulista da Revista D Marília I News

Compartilhar matéria no
“O VINHO NA BÍBLIA”