Relatos mostraram os pontos positivos e negativos para posterior reflexão das equipes da Santa Casa de Marília

A Pediatria, REC (unidade de Recuperação Cardiológica), UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Geral e Hemodinâmica encerraram o ciclo de encontros de experiência do paciente de 2024.

Na reunião e acompanhantes de pacientes internados recentemente no Bloco Pediátrico e na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica, foram trazidos relatosdo acolhimento humanizado no Pronto Saúde, o fortalecimento do vínculo entre equipe assistencial com o paciente e familiares deles, segurança do paciente relacionada aos cuidados técnicos e manuseio de equipamentos, infraestrutura do ambiente e acomodações, organização dos leitos de isolamento, empatia e compaixão da dos profissionais, fragilidades relacionadas à dispensação de medicamentos e manuseio de equipamentos, bom atendimento da equipe de apoio ao higienizar o ambiente e a alimentação de qualidade servida.

Mães informaram ainda que as equipes ofereceram o seu melhor no período que estavam com seus filhos internados na Santa Casa de Marília.

Algumas delas sugeriram a retomada do atendimento pediátrico do Pronto Saúde 24 horas, inclusive com a presença de um plantonista neuropediátrico para atender as crianças que necessitam de assistência de médico da referida especialidade no período de internação.

O superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, destacou os pontos fortes da área assistencial. “A equipe do Bloco Pediátrico está bem estruturada em relação à comunicação e disseminação da informação bem transmitida no cuidado. Isso ficou bem visível nos relatos das mães”. 

Já no encontro com pacientes e acompanhantes deles que foram atendidos na UTI Geral, REC e Hemodinâmica, foi destacada a experiência vivenciada dentro do ambiente hospitalar.

A experiência diária com a equipe de atendimento da UTI Geral, a paciência de todos em explicar sobre o procedimento a ser realizado, flexibilidade e atenção nos horários de visita, inclusive depois do paciente ser transferido para leitos comuns de internação.

Foi relatado ainda sobre a complexidade do quadro clínico do paciente no período de internação, períodos na UTI e logo alta para Enfermaria, o acompanhamento da equipe Multidisciplinar e apoio familiar tem sido importante para a recuperação do paciente.

O envolvimento e cuidado do cirurgião-dentista, especialista em casos de bucomaxilofaciais, Claudio Maldonado Pastori, que faleceu recentemente, emocionou os presentes, tendo em vista que o profissional também era muito querido entre os colegas de hospital.

 Pacientes internadas na REC contaram que “nunca foram tão mimadas e nem tinham ideia do trabalho de humanização que a Santa Casa realizava”. Uma delas passou por cirurgia cardíaca e agradeceu o atendimento de toda equipe.

De acordo com o superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, os elogios são mérito da equipe, mas é importante que os profissionais também saibam ouvir as críticas, sempre na busca da melhoria contínua. “O cuidado centrado no paciente e família e os desfechos positivos nos deixa satisfeitos”.

Ainda segundo Márcio Mielo, é importante saber ouvir o paciente e familiar dele diante da conduta a ser tomada, a importância da acessibilidade para os pacientes e familiares quando precisam vir até ao hospital, a importância da capacitação técnica para os colaboradores e corpo clínico, a valorização dos funcionários e a participação da família, sobretudo após a alta hospitalar, ajudando assim na recuperação do paciente.

O primeiro vice-provedor Luiz Antônio Orlando, o segundo vice-provedor José Luiz de Carvalho e a diretora assistencial Renata Trinca participaram das atividades, ao lado de outros profissionais da área assistencial da Santa Casa de Marília. 


Fonte: Assessoria de Imprensa – www.santacasamarilia.com.br  

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Pediatria, REC, UTI e Hemodinâmica encerram ciclo de encontros de experiência do paciente em 2024 na Santa Casa de Marília