Segundo um levantamento realizado pela Genial Quaest e divulgado hoje, o mercado financeiro apresentou uma percepção negativa em relação aos primeiros onze meses do terceiro mandato do presidente Lula. Os resultados apontam uma queda considerável na aprovação do governo, com apenas 9% de aprovação em novembro, o que representa uma diminuição significativa em relação aos 12% registrados em setembro e aos 20% alcançados em julho.
Quando comparada à equipe econômica da gestão anterior, apenas 8% dos entrevistados consideram a atual equipe melhor, 12% a avaliam como igual, e a maioria esmagadora, 80%, acredita que ela é pior.
Segundo a pesquisa, apenas uma pequena parcela de 8% dos entrevistados acredita que a equipe econômica atual é superior à equipe da gestão anterior. Por outro lado, 12% dos entrevistados a consideram no mesmo patamar e a grande maioria, representada por 80% dos entrevistados, acredita que a equipe atual é inferior à equipe anterior.
A perspectiva para a economia do Brasil também é desanimadora, já que somente 21% dos participantes da pesquisa acreditam em uma melhora, 24% acreditam que ela se manterá estável e 55% preveem uma deterioração.
Adicionalmente, o mercado financeiro considera que o crescimento econômico do país é mais resultado de medidas implementadas anteriormente (67%) e do contexto internacional (28%), em vez de ser atribuído principalmente ao atual governo, que recebe apenas 5% de reconhecimento pelo desempenho econômico.