📸 @luhfiuzafotografia / Metrópoles,

O Pix Automático, nova funcionalidade que permite ao cliente realizar pagamentos recorrentes como planos de saúde, contas de luz e água e até serviços por assinatura, se tornou obrigatório a partir desta segunda-feira (13/10).

Lançado em junho deste ano em caráter opcional, o Pix Automático permite que o usuário autorize pagamentos periódicos para empresas e prestadores de serviços, como microempreendedores individuais (MEIs).

Por meio da nova ferramenta, o cliente autoriza os pagamentos uma única vez, com os débitos ocorrendo automaticamente na conta do pagador.

Embora já existam agendamentos via Pix em algumas instituições, a diferença é que, no Pix Automático, o cliente autoriza cobranças de valores variáveis de forma recorrente, algo que hoje só é possível, em geral, via débito automático.

Outro diferencial é que não será necessário que empresas firmem convênios específicos com os bancos, o que hoje limita quem pode oferecer débito automático tradicional.

Segundo estimativas do Banco Central (BC), criador do Pix, o débito automático deve aumentar a inclusão financeira do país, beneficiando até 60 milhões de brasileiros que não têm cartão de crédito.

Para as empresas, por sua vez, a nova modalidade do Pix facilita a cobrança ao simplificar a adesão à cobrança automática. O débito automático exige convênios com cada um dos bancos; com o Pix Automático, basta que a empresa ou o MEI peça a adesão ao banco no qual tiver conta.

 FONTE: METRÓPOLES

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Pix automático se torna obrigatório a partir desta segunda. Saiba tudo