Foto: Reprodução/Instagram

Faustão, de 75 anos, tem sido um exemplo de força e superação. O apresentador, que fez sucesso durante décadas na TV, enfrenta problemas graves de saúde e complicações, possivelmente agravadas com o quadro de obesidade do passado. Com isso, houve a necessidade de realização de transplantes: de rins e coração, no ano passado e, na última semana, ele foi submetido a um de fígado e retransplante de rins.

Fausto Silva está internado desde maio no hospital Albert Einstein, em São Paulo. E uma questão que chama a atenção é que o apresentador cuidava da saúde e foi submetido a uma bariátrica em 2009, quando perdeu 40 quilos.

Na época, ele passou por uma cirurgia de tratamento para obesidade, que tinha a promessa de manter sua diabetes sob controle. A técnica da operação foi criada pelo médico goiano Áureo Ludovico de Paula.

Por que mesmo após perder tantos quilos, os problemas de saúde se agravaram ao longo dos anos?

“A cirurgia bariátrica traz muitos benefícios, mas não reverte danos orgânicos já instalados”, explica Dra Patricia Almeida, hepatologista pela Sociedade Brasileira de Hepatologia.

Alguns motivos para o agravamento da saúde mesmo após a cirurgia incluem:

• Danos irreversíveis prévios: Se órgãos como fígado, coração ou rins já estavam comprometidos antes da cirurgia, a perda de peso não é capaz de reverter todo o quadro.

• Complicações da própria cirurgia: A bariátrica pode levar a complicações hepáticas, por exemplo. Inclusive o estresse metabólico da perda de peso rápida pode contribuir para disfunção.

• Condições não relacionadas à obesidade: Doenças autoimunes, infecciosas ou genéticas podem continuar progredindo independentemente da perda de peso.

O quadro de saúde de uma pessoa de 75 anos que fez quatro transplantes é muito delicado?

Segundo a especialista, é um quadro que exige um grande suporte médico e multidisciplinar. “Mas o sucesso é sim provável. Ainda assim, vale destacar os avanços da medicina de transplantes, que têm permitido a realização desses procedimentos mesmo em pacientes idosos, com bons resultados em casos bem selecionados”, conclui.

Fonte: Redação Terra

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Por que a saúde de Faustão se agravou mesmo depois da bariátrica?