
Reprodução/Metrópoles
A Suzano, maior produtora de celulose do mundo, anunciou o fechamento das operações da unidade Rio Verde, localizada no município de Suzano (SP). Cerca de 90 funcionários foram demitidos pela companhia.
A fábrica tinha como foco a produção de papéis de imprimir e escrever, com capacidade instalada de 50 mil toneladas por ano.
A empresa conta com outra fábrica na mesma cidade, a unidade Suzano, cuja capacidade de produção chega a 450 mil toneladas de celulose integrada à produção de papel, além de 170 mil toneladas de celulose
de mercado
(vendida a terceiros), 350 mil toneladas por ano de papéis de imprimir e escrever e 200 mil toneladas de papel cartão.
Segundo a companhia, a unidade Rio Verde correspondia a 4,8% da capacidade instalada total da Suzano em papéis de imprimir e escrever.
Em 2025, de acordo com dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) até o mês de setembro, a produção nacional de papéis de imprimir e escrever recuou 1,4%, para 1,6 milhão de toneladas.
Por meio de nota, a Suzano afirma que encerrou as operações na unidade Rio Verde após uma “análise detalhada”.
Segundo a empresa, a decisão “tem por objetivo focarmos nas operações da Unidade
de Negócios
de Papéis e Embalagens no Brasil (fábricas Suzano, Limeira e Mucuri) e operações internacionais (Pine Bluff e Waynesville), buscando gerar cada vez mais valor, inovação e crescimento para o negócio e para a companhia”.
COM INFORMAÇÕES DE METRÓPOLES
Fonte: Diário Do Brasil
