Candela P-12 está pronta para produção em série; com velocidade recorde e autonomia de 92 km, barco promete revolucionar o transporte marítimo

A primeira embarcação de passageiros com hidrofólios totalmente elétrica do mundo realizou com sucesso seu “voo de teste” na Suécia e agora está pronta para a produção em série em fábrica próxima a Estocolmo.

A Candela P-12, projetada pela empresa sueca de tecnologia Candela Technology AB, pode viajar a 30 nós, recorde para embarcações de passageiros elétricas, com autonomia de até 92 quilômetros.

Os hidrofólios da embarcação são estruturas semelhantes a asas montadas em suportes abaixo do casco, que levantam a embarcação para fora da água e reduzem significativamente o arrasto, permitindo que ela viaje mais rapidamente.

O deslizamento com o auxílio do hidrofólio também torna a embarcação mais eficiente energeticamente, utilizando 80% menos energia do que os navios convencionais em alta velocidade.

Para garantir viagem tranquila, os foils também são equipados com sensores e um sistema de computador que mede a altura das ondas e a velocidade do vento para estabilizar a embarcação. A empresa afirma que isso proporciona experiência de 90% menos aceleração do que em barco tradicional, mesmo em condições climáticas adversas.


Candela P-12: a revolução no transporte marítimo

Com pouco menos de 12 metros de comprimento, o modelo Shuttle do barco pode acomodar até 30 passageiros, além de espaço para bicicletas e carrinhos de bebê. O modelo Shuttle tem o preço de €1,7 milhão (mais de US$ 1,8 milhão, ou R$ 8,8 milhões em conversão direta), que, aparentemente, é semelhante ao preço de um barco comparável com motor a combustão, mas significativamente mais baixo do que outras opções renováveis.

Modelo Business: sofisticação e conforto

  • Também há modelo Business mais sofisticado, que possui interior premium com assentos para 12 a 20 passageiros, além de espaço para bagagens;
  • Embora a Candela já tenha lançado diversos modelos de pequenos barcos de lazer para clientes privados, o P-12 pretende ser a primeira incursão da empresa em embarcações comerciais;
  • A empresa planeja que o modelo Shuttle do P-12 faça parte da rede de transporte público de Estocolmo em 2024, visando atender ampla gama de clientes, incluindo frotas de transporte público, serviços VIP e clientes privados.

Representação artística do interior (Imagem: Candela Technology AB)

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Primeira embarcação elétrica com hidrofólios realiza voo de teste na Suécia

Candela P-12 está pronta para produção em série; com velocidade recorde e autonomia de 92 km, barco promete revolucionar o transporte marítimoRodrigo Mozelli  27/11/2023 21h09, atualizada em 27/11/2023 23h47

Imagem: Candela Technology AB

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A primeira embarcação de passageiros com hidrofólios totalmente elétrica do mundo realizou com sucesso seu “voo de teste” na Suécia e agora está pronta para a produção em série em fábrica próxima a Estocolmo.

A Candela P-12, projetada pela empresa sueca de tecnologia Candela Technology AB, pode viajar a 30 nós, recorde para embarcações de passageiros elétricas, com autonomia de até 92 quilômetros.PUBLICIDADEhttps://9d1e045483d8deeaef873a030cc41e85.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

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Os hidrofólios da embarcação são estruturas semelhantes a asas montadas em suportes abaixo do casco, que levantam a embarcação para fora da água e reduzem significativamente o arrasto, permitindo que ela viaje mais rapidamente.

O deslizamento com o auxílio do hidrofólio também torna a embarcação mais eficiente energeticamente, utilizando 80% menos energia do que os navios convencionais em alta velocidade.

Para garantir viagem tranquila, os foils também são equipados com sensores e um sistema de computador que mede a altura das ondas e a velocidade do vento para estabilizar a embarcação. A empresa afirma que isso proporciona experiência de 90% menos aceleração do que em barco tradicional, mesmo em condições climáticas adversas.PUBLICIDADEhttps://www.youtube.com/embed/kctwTuO6nBY?feature=oembed

Candela P-12: a revolução no transporte marítimo

Com pouco menos de 12 metros de comprimento, o modelo Shuttle do barco pode acomodar até 30 passageiros, além de espaço para bicicletas e carrinhos de bebê. O modelo Shuttle tem o preço de €1,7 milhão (mais de US$ 1,8 milhão, ou R$ 8,8 milhões em conversão direta), que, aparentemente, é semelhante ao preço de um barco comparável com motor a combustão, mas significativamente mais baixo do que outras opções renováveis.

Modelo Business: sofisticação e conforto

  • Também há modelo Business mais sofisticado, que possui interior premium com assentos para 12 a 20 passageiros, além de espaço para bagagens;
  • Embora a Candela já tenha lançado diversos modelos de pequenos barcos de lazer para clientes privados, o P-12 pretende ser a primeira incursão da empresa em embarcações comerciais;
  • A empresa planeja que o modelo Shuttle do P-12 faça parte da rede de transporte público de Estocolmo em 2024, visando atender ampla gama de clientes, incluindo frotas de transporte público, serviços VIP e clientes privados.
Representação artística do interior (Imagem: Candela Technology AB)

Transporte aquático: solução sustentável para Estocolmo

A capital da Suécia, Estocolmo, é cidade à beira-mar espalhada por 14 ilhas, o que significa que o transporte aquático tem potencial de desempenhar papel importante na infraestrutura da cidade. Se o projeto-piloto correr conforme o planejado, a Candela pretende que o P-12 Shuttle se junte à rede de transporte público de Estocolmo.

O transporte marítimo atualmente representa 3% das emissões globais de carbono, e esse número deve chegar a 13% nas próximas décadas se nenhuma ação for tomada. Embora a transição para navios elétricos tenha sido lenta e enfrentado muitos obstáculos, a tendência está crescendo lentamente. Há dois anos, um navio de cargas elétrico autônomo realizou sua viagem inaugural na Noruega.


Rodrigo Mozelli/Olhar Digital

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Primeira embarcação elétrica com hidrofólios realiza voo de teste na Suécia
Foto: Candela Technology AB