Pesquisa da Onlinecurriculo destaca as profissões e áreas mais pesquisadas pelos brasileiros nos últimos 12 meses.

Ao observar o mercado de trabalho, é claro que algumas profissões têm mantido seu prestígio ao longo do tempo, enquanto outras emergem com a evolução tecnológica e mudanças no cenário econômico. Porém, independentemente das tendências, existem profissionais cuja relevância nunca desvanece, atuando como pilares essenciais em qualquer contexto de mercado.

As dez mais: profissões em alta

Diversos fatores, incluindo afinidade com a área, requisitos educacionais e potencial salarial, orientam os interesses dos indivíduos ao escolher uma profissão. A fim de mapear as tendências atuais no Brasil, a Onlinecurriculo conduziu um estudo que identificou as dez profissões mais pesquisadas no Google entre agosto de 2022 e agosto de 2023:

  1. Auxiliar Administrativo
  2. Engenheiro Civil
  3. Personal Trainer
  4. Pedreiro
  5. Assistente Administrativo
  6. Fisioterapeuta
  7. Esteticista
  8. Barista
  9. Assessor
  10. Auditor Fiscal

O Radar dos Setores: Áreas em Destaque

Além das profissões, a pesquisa também revelou os setores mais buscados pelos brasileiros, refletindo áreas em crescimento e com potencial para oportunidades de carreira:

  1. Administrativo
  2. Marketing
  3. Vendas
  4. Desenvolvedor
  5. Produção
  6. Ciência de Dados
  7. Mecânica
  8. Design
  9. Engenharia Civil
  10. Fiscal

Ao explorar esses setores em profundidade, os detalhes de cada campo, especialmente questões salariais e descrições de cargos, despertaram interesse significativo. No segmento de marketing, por exemplo, buscas por gestão de tráfego, analista de marketing e telemarketing foram prevalentes. No setor de vendas, consultoria e gestão de vendas estavam entre os tópicos mais pesquisados.

“O mercado de trabalho está sempre evoluindo, mas há carreiras e setores que permanecem fundamentais. Áreas como administrativo, engenharia civil e vendas não apenas são vitais para nossa economia, mas também se adaptam e crescem com as inovações tecnológicas. Acreditamos que, à medida que as profissões se adaptam e incorporam novas ferramentas, haverá espaço tanto para as carreiras tradicionais quanto para as emergentes e futuras”, comenta Amanda Augustine, especialista em carreiras da Onlinecurriculo.

Fonte: André Lúcio Eloi

Compartilhar matéria no
Profissões e Setores em Foco: O que os brasileiros estão procurando?
Foto Divulgação