A Expo eVTOL acontece entre 21 e 23 de maio de 2024, em São Paulo. O evento discutirá temas como mercado, tecnologia e infraestrutura
Em maio de 2024, a primeira feira de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), mais conhecidos como ‘carros voadores’, ocorrerá no Brasil, especificamente no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo.
O evento reunirá os principais especialistas do mercado durante os dias 21 e 23 de maio para discutir temas como regulamentação, tecnologia, infraestrutura e energia. Além disso, apresentará ao público as recentes inovações em tecnologia associadas aos eVTOLs.
A Expo eVTOL é uma iniciativa da organização MundoGEO e contará com tradução simultânea nos idiomas português, inglês e espanhol. Os ingressos antecipados já estão à venda. Garanta o seu e confira a programação no site oficial.
O mercado de ‘carros voadores’ do Brasil está a todo vapor
A Eve Air Mobility, empresa da Embraer, é uma das organizações brasileiras que estão investindo no desenvolvimento de eVTOLs. O seu projeto atual envolve a construção de um transporte aéreo para passageiros. O plano é que os ‘carros voadores’ entrem em serviço a partir de 2026.
Com 2.800 veículos encomendados, a organização possui a maior carteira de clientes do mundo, incluindo empresas como a United Airlines, Republic Airways, Blade Aviation, Azorra, SkyWest e BAE Systems.
- Do Ceará: conheça o novo carro voador 100% brasileiro
- É do Brasil! Primeiro eVTOL nacional de carga atinge marco histórico
- eVTOL: Embraer quer transportar 12,7 milhões de passageiros em 2035
Conforme os acordos em andamento, o Brasil já encomendou 780 eVTOLs, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e China. Entre as empresas envolvidas nas negociações estão Avantto, Azul, Flapper, FlyBis, Gol, Helisul e Voar – com veículos da própria Eve. A alemã Lilium e a britânica Vertical Aerospace também estão na lista.
Além de estar investido no mercado aéreo, o país já tem uma das maiores frotas de helicópteros do mundo. Inclusive, São Paulo é conhecida como a “capital mundial dos helicópteros”.
O objetivo é gerar conexões no setor
O CEO da MundoGEO, Emerson Granemann, destacou as principais oportunidades da Expo eVTOL:
Junto com o Fórum, teremos ainda a primeira feira de produtos, serviços e tecnologias relacionados à Mobilidade Aérea Avançada. Além disso, haverá a oportunidade para empresas se conectarem por meio de uma Rodada de Negócios, fomentando o mercado local desses veículos inovadores
CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.
Por Nayra Teles, editado por Bruno Ignacio de Lima/Olhar Digital