
Foto: Freepik/Reprodução/ND Mais
O próximo ciclone que deve atuar sobre o Brasil já tem data para se formar e caminho definido — e seus efeitos serão sentidos em cheio em cinco estados a partir da próxima semana.
As previsões indicam que até segunda-feira (8) o tempo segue seco, aberto e ensolarado em toda a região Sul, grande parte de São Paulo e no sul do Mato Grosso do Sul. Mas o cenário muda drasticamente ao longo do próprio dia.
Segundo previsão da Meteored, uma região de baixa pressão começará a se aprofundar sobre o Sul, dando origem a um potente ciclone e à sua frente fria associada.
O encontro desses sistemas deve gerar tempestades severas, primeiro atingindo o oeste do Rio Grande do Sul já na segunda-feira, com pancadas intensas de chuva.
Ciclone tem data para atingir o Brasil: cinco estados estão na rota
Na terça-feira (9), o ciclone ganha força e passa a provocar tempestades em todos os estados da região Sul — Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná — além de avançar sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul.
As projeções apontam para um volume de chuva que pode ultrapassar 100 mm por dia, chegando a 160 mm em algumas áreas, com ventos de até 100 km/h, especialmente no território gaúcho. Há também risco de granizo.
Com esse cenário, aumenta a possibilidade de alagamentos, transbordamentos de rios, deslizamentos de encostas, além de queda de energia, danos em lavouras e queda de árvores.
Frio dá as caras com força
As tempestades devem persistir, mas começam a perder força ao longo da quarta-feira (10) no Sul, tornando-se mais fracas até cessarem na quinta-feira (11), quando o tempo volta a ficar firme e seco na região.
Mesmo assim, a instabilidade causada pelo ciclonecontinua no extremo norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo durante toda a semana e também no final de semana, impulsionada pelo avanço da frente fria.
A evolução desse sistema deve dar origem a um novo episódio de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) entre os dias 8 e 15 de dezembro, mantendo o cenário de chuvas intensas e frequentes sobre o Sudeste e o Centro-Oeste.
Nesse período, os estados mais afetados serão Paraná, São Paulo, oeste de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, regiões onde a ZCAS poderá causar enchentes, alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos para a população.
Com informações de NDMAIS
Fonte: Diário Do Brasil
