Fácil de operar e bastante difundido, o WhatsApp Business é a ferramenta de escolha para diversas empresas.

Acessível e fácil de manusear, WhatsApp Business tornou-se uma ferramenta essencial para muitas empresas, permitindo uma comunicação rápida e fácil com clientes. Mas como toda plataforma, o WhatsApp Business traz consigo uma série de limitações, e pode acabar sendo usado para fins não muito interessantes. Listamos a seguir uma série de fatores que você deve levar em conta ao escolher o WhatsApp como sua plataforma principal de negócios

Vantagens do WhatsApp Business

  • Facilidade de acesso

Usando a nível mundial, o WhatsApp é hoje um dos principais meios de comunicação por mensagens do mundo. Sendo a versão mais completa do mensageiro, o WhatsApp Business permite que a plataforma seja acessada e operada por usuários comuns do aplicativo. Removendo a necessidade de treinamentos específicos para tal.

  • Comunicação facilitada

Por ser amplamente utilizado, o WhatsApp Business oferece ao empreendedor a capacidade de se comunicar diretamente com clientes. As empresas podem responder a perguntas, fornecer suporte ao cliente e enviar atualizações de forma rápida e direta. A plataforma também oferece uma integração com redes sociais da Meta. Permitindo a vinculação da conta do WhatsApp Business às contas do Instagram e do Facebook.

  • Automatização

A versão empresarial do WhatsApp traz recursos que vão auxiliar a vida de quem usa a plataforma para lidar com clientes. Recursos como respostas automáticas e mensagens programadas podem economizar tempo e melhorar a eficiência na comunicação.

  • Criação de catálogos com os produtos

Se você possui uma loja ou restaurante, a função de catálogo do WhatsApp Business é uma ótima adição para o seu negócio. A partir dela, empresas podem criar catálogos de produtos e serviços diretamente na plataforma, facilitando a exposição e promoção de seus produtos. E os clientes podem fazer o pedido diretamente a partir do catálogo, o que facilita ainda mais o fluxo de vendas.

Porém, nem tudo são flores, e apesar de bastante útil e prático, o WhatsApp Business pode trazer uma série de problemas de uso.

Texto para ilustrar matéria sobre redes sociais

Quais as Desvantagens do WhatsApp Business?

  • Falta de integração

Comparado as plataformas mais avançadas de gerenciamento empresarial, o WhatsApp Business pode apresentar limitações em termos de análise de dados e integração com outras ferramentas empresariais. O que vai trazer para o usuário a dependência de outras plataformas, a falta de integração com essas ferramentas pode causar problemas como quebra do fluxo de vendas, prejudicando a velocidade e qualidade do atendimento ao cliente.

  • Separação de ambientes

Devido à sua popularidade, para muitas pessoas, o WhatsApp é uma plataforma utilizada para comunicação pessoal. A mistura de conversas pessoais e profissionais pode ser desafiadora para algumas empresas, principalmente para as de menor porte, onde o perfil pessoal e profissional vão ser utilizados no mesmo telefone. Para evitar problemas, o ideal seria a instalação do WhatsApp Business em outro telefone, o que gera custos.

  • Dependência da internet

Por ser um aplicativo que depende da internet, as funcionalidades do WhatsApp Business ficam seriamente comprometidas em áreas com conectividade limitadas. Eventos como quedas de conexão no estabelecimento podem prejudicar todo o funcionamento das vendas. Basear todas sua plataforma de vendas no WhatsApp pode se revelar problemático se você não investir também em uma boa conexão de internet.

  • SPAM

Não é novidade que receber SPAM virou algo comum para usuários de WhatsApp. Ofertas de seguro, planos de saúde e principalmente golpes tem sido enviados diariamente em excesso para os usuários. O uso indevido ou excessivo do WhatsApp para fins publicidade pode levar a considerações de spam por parte dos usuários, afetando a imagem da empresa.

Por João Velozo, editado por Bruno Ignacio de Lima/Olhar Digital

Compartilhar matéria no
Quais as vantagens e desvantagens do WhatsApp Business?
Foto: shutterstock/lidiasilva