Ser eleito o melhor restaurante a quilo do Brasil. Esse é o prêmio máximo que centenas de estabelecimentos de todas as regiões do país buscam conquistar no concurso O Quilo é Nosso, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Mundo Mesa. Com objetivo de valorizar um modelo de negócio genuinamente brasileiro e que recebe milhões de clientes todos os dias, o evento chega a sua 7ª edição e acontece entre os dias 12 e 22 de setembro, mas os interessados em levar o título devem ficar atentos: as inscrições se encerram nesta sexta-feira, 1º de setembro.

Como funciona?

O concurso O Quilo é Nosso é dividido em três etapas. Na primeira, cada restaurante deve criar uma receita especial para compor o cardápio durante todo o período do evento (12 a 22/09). Os estabelecimentos serão avaliados por voto popular e por um júri técnico local em cinco critérios: limpeza, ambiente, atendimento, qualidade geral do buffet e receita participante do concurso. Os três melhores restaurantes de cada cidade ou região participante são classificados e disputam o título estadual.

Na segunda etapa, o júri local avalia os pratos desses três restaurantes e elege o campeão estadual. Já na terceira e última etapa, os campeões de cada estado se apresentam e concorrem ao título nacional, em um grande evento realizado em São Paulo nos dias 25 e 26 de outubro.

Nesta edição, o concurso possui o patrocínio nacional da Coca-Cola Brasil e Pluxee, além do apoio da Glasart e Nogueira Brinquedos.

Histórico de campeões

No ano passado, pela primeira vez, o título foi para Belo Horizonte, cidade precursora dos negócios de comida a quilo. O restaurante Beggiato levou a honraria para a capital mineira com o prato nhoque de abóbora ao molho de cogumelos e sálvia. O concurso também já elegeu campeões em outras quatro cidades: 

2017 – Manaus (AM) com o restaurante Mercato Brazil Manauara;

2018 – Manaus (AM) com o restaurante Gaúcho’s Gourmet;

2019 – Fortaleza (CE) com o restaurante Verdelima;

2020 – Curitiba (PR) com o restaurante Tomilho;

2021 – Franca (SP) com o restaurante Arroz com Feijão.

Para os estabelecimentos participantes, o concurso O Quilo é Nosso surge como uma oportunidade de desenvolver pratos que mostrem a diversidade de sabores e a criatividade dos chefs, atrair novos clientes e divulgar o seu negócio. “O concurso nos trouxe a chance de desenvolver uma receita nova e, consequentemente, de atrair clientes que vêm ao restaurante especialmente para experimentá-la” destacou Fernanda Beggiato, proprietária do Beggiato, atual campeão do concurso. 

Este ano, além da alta visibilidade gerada a partir da divulgação dos estabelecimentos nas redes sociais da Abrasel e da revista Prazeres da Mesa, todos os restaurantes participantes irão receber uma mentoria de marketing e atendimento realizada por especialistas parceiros da Abrasel.

Inscrições

Para participar da 7º edição do O Quilo é Nosso, o proprietário deve realizar a inscrição de seu restaurante até a próxima sexta-feira, dia 1º de setembro. Todas as informações estão disponíveis em www.oquiloenosso.com.br.

Até o momento, 10 estados já confirmaram a participação no concurso, sendo eles Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

O Quilo é Nosso

Data: 12 a 22 de setembro

Realização: Abrasel

Parceria: Mundo Mesa

Informações e inscrições: www.oquiloenosso.com.br

Patrocínio nacional: Coca-Cola Brasil e Pluxee

Apoio: Glasart e Nogueira Brinquedos

Compartilhar matéria no
Qual será o melhor restaurante a quilo do Brasil em 2023? Concurso  é lançado
Foto: Lucas Pêgo