A inteligência artificial ganhou mais uma função no LinkedIn: após ser usada para treinar conversas e atuar como coach, a tecnologia promete facilitar a contratação de novos profissionais pela plataforma graças à nova plataforma Recruiter 2024.
A nova versão da plataforma de recrutamento com IA integrada é voltada para equipes de recursos humanos e hunters. Ela ajuda a segmentar a busca de candidatos para uma vaga e permite encontrar as pessoas mais indicadas para cada trabalho de maneira aprimorada.
O Recruiter aceita comandos de texto em linguagem natural: é possível informar o nível de experiência, tipo de profissional, localização e outros detalhes importantes na busca por talentos. Em seguida, o sistema cria uma lista rápida com uma série de insights sobre os profissionais considerados mais adequados para a posição.

Um exemplo de prompt é “quero contratar um líder de growth marketing sênior”. Logo em seguida, a ferramenta exibe uma janela para configurar e detalhar o projeto com novas sugestões.
De forma reversa, a nova ferramenta também deve ajudar os candidatos. Perfis bem escritos, com informações detalhadas de maneira objetiva, devem ganhar mais destaques na busca — então confira algumas dicas sobre como deixar o seu LinkedIn mais atrativo aos recrutadores.
Mais ferramentas para empresas
A rede social aproveitou para revelar outros novos recursos com IA na plataforma. A área educativa LinkedIn Learning ganhou um chatbot com instruções e conselhos para desenvolvimento profissional, enquanto o gerenciador de campanhas para empresas incorporou uma função para acelerar otimizações de campanhas em B2B em menos de cinco minutos.
O Recruiter 2024 foi lançado apenas para um grupo seleto de assinantes e deve expandir a cobertura no decorrer do ano. Se você não conhece a ferramenta de busca de talentos, saiba mais sobre o LinkedIn Recruiter.