Foto: Reprodução/IDP


Um réu acusado de envolvimento nos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023 interrompeu o Fórum de Buenos Aires, na Argentina, na noite desta quinta-feira 6. Estavam à mesa o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, o banqueiro André Esteves e o ex-presidente da Colômbia Iván Duque.

Presente na plateia, o réu disse a Gilmar não ter cometido qualquer crime no dia da depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, e alegou não ver seus filhos há três anos. Afirmou também ser um “refugiado na Argentina”.

No discurso não solicitado, o homem chegou a elogiar Gilmar, mas criticou o relator dos processos sobre o 8 de Janeiro, Alexandre de Moraes. A transmissão oficial do evento cortou a maior parte da intervenção indesejada.

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Segundo o jornal O Globo, o responsável pelo constrangimento no fórum é Symon Castro. A Primeira Turma do STF julgará a ação penal contra ele entre 14 e 25 de novembro, no plenário virtual.

Castro responde pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Réu do 8/1 confronta Gilmar Mendes; VEJA VÍDEO