Danilo M. Yoshioka/Metrópoles

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), comentou nesta terça-feira (20/1) a prisão da irmã dele, Janaína Reis Miron. A mulher estava foragida por desacato, embriaguez e lesão corporal e foi detida na última quinta-feira (15/1), após alerta do sistema Smart Sampa – principal bandeira da gestão emedebista.

“Já tem mais de 15 anos que não converso. Nossa família fez de tudo para ela sair do vício, infelizmente não conseguimos”, disse o prefeito durante entrevista coletiva. “A lei é para todos. Não é porque é conhecido ou parente que vai ter um tratamento diferenciado.”

Janaína tem problemas de dependência com álcool e foi diagnosticada com cirrose. Conforme revelado pelo Metrópoles em primeira mão, ela foi detida em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na Avenida Clara Mantelli, no bairro Socorro, zona sul de São Paulo, enquanto buscava medicamentos para a doença

Um dia antes da prisão de Janaína em uma unidade de saúde, a gestão Nunes defendeu a instalação de câmeras de segurança do Smart Sampa em UBSs. A medida foi criticada pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas de Dr0gas e Álcool do Município de São Paulo (Comuda) depois de um paciente ser “identificado” e preso por engano por guardas municipais durante terapia em um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) — não havia mandado de prisão contra ele, como alegava a GCM.

Durante a coletiva, o Metrópoles questionou se o prefeito mantém a posição em defesa do Smart Sampa dentro das UBSs. A resposta foi afirmativa.

Na avaliação do prefeito, o programa é importante para identificar criminosos e foragidos e avaliar filas ou eventuais intercorrências nas unidades. “É um trabalho tanto da área de segurança quanto de gestão, para mostrar como está o atendimento [nas UBSs]. É o Smart Sampa voltado para a qualidade do serviço às pessoas”, comentou.

Janaína Reis Miron foi condenada por embriaguez ao volante e por desacato após episódio em outubro de 2022. A mulher demonstrou sinais de embriaguez, não portava documentos e estava com o licenciamento e habilitação vencidas.

Fonte: Metrópoles

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Ricardo Nunes comenta prisão de irmã em São Paulo: ‘Lei é para todos’