Apesar de existir oxigênio no espaço, o Sol não está em combustão, seu calor e luz são resultados da sua fusão nuclear
Um post no reddit perguntando “Se não há oxigênio no espaço, como o Sol está pegando fogo?” já conta com mais de 5 mil curtidas, e esse não é o único post na internet perguntando algo do tipo. A resposta, apesar de ser simples, pode não ser tão conhecida assim, a verdade é que o Sol não está pegando fogo.
Para quem tem pressa:
- Na verdade, existe oxigênio no espaço, ele é o terceiro elemento mais abundante do Universo;
- No entanto, para haver fogo, é necessário existir oxigênio atmosférico livre e uma abundância mínima;
- No Sol não há oxigênio suficiente para isso, o calor e a luz emitida por ele, na verdade, é resultado da fusão nuclear que acontece nele
Para começar, respondendo à pergunta do post, existe, sim, oxigênio no espaço. Em alguns lugares ele foi encontrado na forma molecular, como na Nebulosa de Orion, na nuvem Rho Ophiuchi e na galáxia Markarian 231, sendo o terceiro elemento mais comum do Universo, ficando atrás apenas do hidrogênio e do hélio.
Apesar disso, o oxigênio atmosférico livre só foi encontrado em abundância na Terra. O que faz com que o único lugar em que se tenha certeza que existe fogo no Universo é aqui. Isso porque, para existir combustão é necessário a presença de oxigênio atmosférico livre e experiências apontam ser preciso um volume de pelo menos 16% de O₂.
Não existe combustão no Sol
O Sol é composto de 91% de hidrogênio e 8,9% de hélio, em porcentagem de átomos, e 70,6% de hidrogênio e 27,4% de hélio em massa, dessa forma não sobra muito espaço para o oxigênio e sustentar sua combustão. A luz e o calor no Sol, na verdade, são resultados da fusão nuclear.
O que mantém o Sol unido é a sua enorme atração gravitacional. Ela também é responsável pela imensa pressão e temperaturas de 15 milhões de graus Celsius, Isso é suficiente para que os átomos de hidrogênio se fundam em hélio e liberem enormes quantidades de energia.
Essa reação é responsável pela luz e o calor do Sol. No entanto, se ele não está pegando fogo, por que sentimos o seu calor? Na verdade, o que sentimos na Terra não é a energia térmica direto do Sol, mas sim o resultado da radiação solar emitida por ele interagindo com as partículas aqui no nosso planeta.
Via IFL Science
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares