
A Seicho-No-Ie de Marília realizou com muito sucesso o seu tradicional Bon Odori.
Reuniu no final de semana centenas de pessoas da cidade com muita música, danças e gastronomia
O Bon Odori é um festival tradicional japonês que acontece durante o feriado do “Obon”. É uma celebração que mistura espiritualidade, cultura, dança e comunidade para homenagear nossos
ancestrais.
Segundo os organizadores, o objetivo principal do Bon Odori é acolher e homenagear os espíritos dos antepassados. As danças folclóricas são uma forma de dar as boas-vindas e celebrar essa visita espiritual. Embora tenha uma origem religiosa, hoje em dia o festival é também um grande evento cultural e de confraternização comunitária.




Além da música, existem as danças fol
clóricas, com movimentos simples, repetitivos e fáceis de aprender, permitindo que qualquer pessoa, de crianças a idosos, possa participar. Os gestos da dança muitas vezes imitam atividades do dia a dia, como colheita de arroz, pesca ou mineração.
Muitos participantes vestiram trajes de verão tradicionais, como o yukata (um quimono leve de algodão), o que torna o evento visualmente muito bonito e colorido. Como em toda festa popular, foram montadas diversas barracas de comidas típicas japonesas (como yakisoba, takoyaki e gyoza) e jogos para crianças e adultos.
Foi uma festa alegre e vibrante que celebrou a memória dos antepassados, fortaleceu os laços da comunidade e manteve viva a cultura japonesa através da música, gastronomia e da dança, sendo aberta inclusive a toda comunidade das cidades.




CONHEÇA A SEICHO-NO-IE
A Seicho-No-Ie, que em tradução literal significa “Lar do Progresso Infinito”, é uma filosofia e religião de origem japonesa. Ela foi fundada em 1930 por Masaharu Taniguchi, um escritor que alegava receber revelações divinas. O movimento se espalhou para o mundo, incluindo o Brasil, onde possui uma sede em diversas cidades.
O ensinamento principal é que o ser humano é, em sua essência, um “Filho de Deus”. Acredita-se que o mundo material é uma projeção da mente e, portanto, problemas como doenças e sofrimento são ilusões que podem ser superadas pela conscientização da nossa natureza divina.




CRENÇAS E PRÁTICAS
Não-sectarismo: Acredita que todas as religiões são manifestações de um único Deus e levam à mesma verdade. Por isso, incorpora elementos do cristianismo, budismo e xintoísmo.
Poder da Palavra: Dá grande importância ao poder da palavra falada e escrita para criar a realidade. A leitura de suas publicações, como a coleção “A Verdade da Vida”, é uma prática central.
Meditação Shinsokan: Uma prática de meditação para visualizar e se conectar com a “Imagem Verdadeira” (Jissô) de perfeição e a natureza de Filho de Deus.
Lei da Atração: Ensina que a mente atrai circunstâncias correspondentes aos seus pensamentos e sentimentos.




Objetivo: O movimento se autodenomina “Movimento de Iluminação da Humanidade” e “Movimento Internacional de Paz pela Fé”, buscando promover a paz mundial através da transformação da consciência individual. Em resumo, a Seicho-No-Ie é mais do que uma religião tradicional; é um ensinamento filosófico e um modo de vida que busca fazer com que as pessoas despertem para sua natureza divina e, assim, encontrem cura, harmonia, ajuda ao próximo e prosperidade. E a de Marília realiza muitas ações, inclusive de apoio e ajuda aos mais necessitados da cidade.
Veja vídeo:
