A conta da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, no X (antigo Twitter), foi hackeada na noite desta segunda-feira (11). O perfil, que tem 1,2 milhão de seguidores, foi invadido por volta das 21h30 e passou a publicar ofensas a Janja e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“É muito estranho que um perfil verificado, como o da Janja, seja hackeado tão facilmente”, disse um perfil de oposição no X. “Isso só pode ser obra da própria esquerda, que está desesperada para regulamentar as redes sociais e silenciar seus críticos.”
O hacker também fez postagens chamando Lula de “vagabundo” e, se passando pela primeira-dama, afirmava que o petista era traído por ela com o jogador Neymar. O hacker também publicou textos de cunho sexual e ofensivo às mulheres.
A Polícia Federal (PF) informou que instaurou investigação preliminar para apurar a invasão. O Palácio do Planalto também acionou a plataforma X, que bloqueou o acesso do hacker ao perfil de Janja.
O ataque ao perfil de Janja levantou suspeitas de alguns perfis de opositores ao governo Lula. Eles questionaram se o ataque não seria parte de um plano da própria esquerda para acelerar a regulamentação das redes sociais, um desejo do Governo Lula e da própria Janja, que é alvo de haters (criticos) de suas ações ao lado de Lula.
Outro perfil de oposição afirmou que o ataque à Janja é um “ato de terrorismo digital”. “Isso é um aviso para todos que criticam o governo Lula”, disse o perfil. “A esquerda não vai tolerar críticas.”
Até o momento, não há evidências que comprovem a suspeita dos opositores. A PF ainda está investigando o caso.
A regulamentação das redes sociais
O governo Lula tem defendido a regulamentação das redes sociais. O presidente defende que as plataformas de tecnologia devem ser responsabilizadas pelo conteúdo que é publicado em seus sites.
Janja também é uma defensora da regulamentação das redes sociais. Ela já disse que as plataformas de tecnologia devem fazer mais para combater o discurso de ódio e a desinformação.
JÁ COMEÇARAM OS DITADORES E PUXA SACOS
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida (justo quem, que nunca se pronuncia contra ações de criminosos e seus crimes), utilizou a invasão do perfil do Twitter/X da primeira-dama, Janja, para defender a censura nas redes sociais. “Urgente e essencial”, ressaltou o chefe da pasta, nesta terça-feira, 12.
Segundo o ministro, as redes sociais “falham miseravelmente em garantir a segurança do usuário e ainda são lenientes e permissivas diante do discurso de ódio”.
Ainda de acordo com Almeida, Janja “é alvo de frequentes ataques, sem que nenhuma providência seja tomada por parte da plataforma”.
“Mais uma vez, as redes sociais demonstram não ter nenhum compromisso com o usuário, seja ele quem for”, escreveu o ministro. “Aqui, as pessoas são completamente livres para ofender umas às outras, difamar e caluniar. A regulação das plataformas é providência urgente e essencial.” Esse ministro é uma piada!