
13/05/2021REUTERS/Pilar Olivares
A atividade de serviços no Brasil registrou em julho o ritmo de contração mais intenso em mais de quatro anos, em meio a reduções nas vendas e produção, levando as empresas a cortar empregos pela primeira vez em nove meses e a uma piora da confiança, de acordo com uma pesquisa do setor privado divulgada nesta terça-feira (5)
O PMI (Índice de Gerentes de Compras) do setor, compilado pela S&P Global, caiu a 46,3 em julho, de 49,3 em junho, indo ainda mais abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração e registrando o nível mais baixo desde abril de 2021.
Com a retração também do setor industrial em julho, o PMI Composto do Brasil caiu a 46,6 no mês, de 48,7 em junho.
“Os dados do PMI sugerem que o setor privado do Brasil pode ter dificuldades para retomar o ímpeto no curto prazo, particularmente se as condições de demanda não melhorarem e as pressões de custos continuarem a aumentar”, ressaltou Pollyanna De Lima, diretora associada de economia da S&P Global Market Intelligence.
“A combinação de incerteza política, política tarifária dos EUA, redução da confiança empresarial e condições econômicas desafiadoras apresenta um grande obstáculo para a recuperação sustentada”, completou.
Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs uma tarifa de 50% sobre a maioria dos produtos brasileiros.
Embora setores como aeronaves, energia e suco de laranja tenham sido poupados das taxas mais pesadas, outros como os de carne bovina e café, com importante peso na pauta de exportações do Brasil para os EUA, não foram isentos no decreto de quarta-feira de Trump.
A entrada de novos negócios para o setor de serviços caiu pelo quarto mês seguido em julho, e no ritmo mais forte desde abril de 2021, contribuindo para a maior contração da produção em quatro anos. Foram citados como motivos a competição acirrada, contenção da demanda e redução das vendas.
Esse cenário levou os fornecedores de serviços a cortarem funcionários pela primeira vez após oito meses de aumento do emprego, em meio à inadimplência dos clientes, alta carga tributária e esforços de reestruturação.
Os fornecedores de serviços ainda indicaram mais um aumento nos gastos operacionais, que atribuíram a aumentos nos custos de materiais, altas de impostos e taxa de câmbio desfavorável, embora a taxa de inflação tenha recuado para o menor nível em oito meses.
As empresas relataram preços mais altos por materiais de construção, eletricidade, alimentos, combustíveis e material de escritório.
Já os preços cobrados pelo fornecimento de serviços subiram no ritmo mais forte em cinco meses, ainda que a taxa de inflação tenha ficado abaixo da dos custos de insumos.
Em meio à inadimplência de clientes, problemas financeiros, competição acirrada, pressões de preços, fraqueza dos investimentos e expectativa de transtornos com a eleição presidencial de 2026, as empresas de serviços mostraram-se em julho menos confiantes em um aumento de produção ao longo dos próximos 12 meses.
Assim, o nível de otimismo caiu para o menor patamar em mais de cinco anos.
Fonte: CNN Brasil
Fonte: Diário Do Brasil