Foi divulgada a data para o próximo voo do avião X-37B, da Força Espacial dos Estados Unidos. Segundo um comunicado, o veículo reutilizável vai ser lançado na missão USSF-52 no dia 7 de dezembro com um foguete Falcon Heavy, da SpaceX.
Este vai ser o sétimo voo do avião espacial, sendo também a primeira vez em que o veículo vai ser lançado com um Falcon Heavy, formado por três propulsores de foguetes Falcon 9. As cinco missões anteriores foram lançadas por foguetes Atlas V, da United Launch Alliance.
A mudança pode indicar que o X-37B vai levar cargas úteis mais pesadas, que exigiriam um foguete mais potente. Outra possibilidade é que a missão sirva como oportunidade para testes de uma nova configuração de hardware.
Segundo a Força Espacial, a missão vai “expandir o conhecimento da Força Espacial dos Estados Unidos do ambiente espacial, experimentando futuras tecnologias de reconhecimento do domínio espacial”.
O comunicado aponta também que a USSF-52 vai levar ao espaço o Seeds-2. Trata-se de um experimento da NASA desenhado para examinar os efeitos da radiação espacial nas plantas durante voos espaciais de longa duração.
O avião espacial X-37B
O X-37B foi construído pela Boeing e voou pela primeira vez em 2010. O veículo tem estrutura que lembra a dos antigos ônibus espaciais da NASA, mas é bem menor: ele mede 8,8 m de extensão, e os ônibus tinham mais de 37 m. Além disso, o X-37B é autônomo.
Ainda não se sabe exatamente os objetivos do avião espacial, e grande parte de suas atividades e cargas úteis é confidencial. Em seu voo anterior, o X-37B passou mais de 900 dias em órbita e, ao retornar, pousou no Centro Espacial Kennedy.
O que é a Força Espacial
A Força Espacial dos Estados Unidos é o sexto e mais recente ramo das Forças Armadas do país. A instituição foi criada em dezembro de 2019, ano em que a Lei de Autorização de Defesa Nacional foi sancionada.
O lema do serviço é Semper supra, expressão em latim que significa sempre para cima. De forma geral, a Força Espacial é responsável pela organização, treinamento e equipamentos dos seus oficiais para a execução de operações globais espaciais.
Fonte: Space Force