A Takasago, uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países, incluindo o Brasil, de olho nas tendências para o futuro, inicia 2022 com o fortalecimento de uma estratégia: investir na produção de fragrâncias sensoriais que explorem e ativem reações “físico-emocionais”.
A pandemia da Covid-19 afastou as pessoas, isolando-as em suas casas e promovendo o distanciamento social, o que provocou uma diminuição importante do “toque interpessoal”, com menor uso do sentido do tato. Em uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa do Toque da Universidade de Miami, 26% dos entrevistados dizem que a quarentena fez com que sentissem muita falta de contato, enquanto 16% afirmaram sentir uma falta moderada; no entanto, 97% relataram problemas para dormir. Tiffany Field, fundadora do Instituto, atribui essas dificuldades à falta de serotonina (sensação de prazer), um dos hormônios cujos níveis aumentam quando tocamos e somos tocados.
Com o menor uso do tato, os outros sentidos se tornam mais apurados, incluindo o olfato, também produtor de serotonina por meio de estímulos nervosos transmitidos ao sistema límbico, ativando a memória (ou o paladar) e criando um laço com o afeto.
“Vemos uma tendência crescente no mercado de fragrâncias no futuro, quando fragrâncias irão fazer o papel de criar vínculos, conectando as pessoas, espaços e energias específicos, transformando o imaginário em visível e o sensorial em sensível”, afirma Carolina Celli, Gerente de Marketing e Comunicação de Fine Fragrance da Takasago Brasil.
Segundo a autora Mary Beth Janssen, em sua obra “Pleasure Healings” (traduzido livremente como “Curas por meio do prazer”), “o cérebro possui a habilidade de processar e recuperar mais de dez mil odores diferentes. Isso explica por que cada fragrância transmite mensagens, evocando memórias com efeito de longo alcance sobre nossa consciência”.
“As fragrâncias são capazes de evocar emoções e resgatar memórias. É por meio dessa sinergia entre as fragrâncias e o nosso cérebro que conseguimos transportar o consumidor para algo que lhe traga conforto e bem-estar. Todos nós temos momentos, ambientes ou memórias de algo que desperte essas emoções, seja o cheiro da nossa casa, das nossas roupas limpas ou até mesmo o calor e o conforto do abraço de alguém que amamos muito. Na perfumaria, o que definirá a sensação a ser evocada será a rota olfativa e, consequentemente, os ingredientes utilizados na criação. As notas almiscaradas e polvorosas são capazes de proporcionar a sensação de algo confortável e aconchegante, como, por exemplo, o abraço. A Takasago tem procurado entender as necessidades dos consumidores para criar fragrâncias que os guiem ao encontro dessas emoções”, detalha Leonardo Lucheze, perfumista da Takasago.
A própria Takasago divulgou uma pesquisa recentemente na qual mostra que 55% dos consumidores brasileiros desejam se sentir mais relaxados e calmos, e que as fragrâncias relacionadas à limpeza trazem sensação de bem-estar.
“Para mim, as notas de lavanda, capim-santo, limão, musk, cheiro de café coado, roupa lavada ou de roupa que secou ao sol são estímulos que me trazem a sensação de bem-estar, mas minhas referências são baseadas nas minhas vivências, na região onde cresci e em diversas experiências que tive. Para criar uma fragrância, eu preciso saber o que o cliente procura, quem é o consumidor deste produto, qual categoria”, explica Tiago Motta, também perfumista da Takasago.
Sobre a Takasago
Fundada no Japão há 101 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países. Destaca-se pela criação de soluções de aromas e fragrâncias exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Além disso, a sustentabilidade está em sua tradição desde a fundação, em criações com foco em “Green Chemistry”, não só pensando nos níveis de emissão de gás, consumo de água e desperdícios, mas também na utilização de matérias-primas renováveis e sustentáveis, minimizando ao máximo os efeitos no meio ambiente. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica, um avanço científico que provocou grande impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP, em uma área de 43 mil metros quadrados com uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender ao mercado nacional e da América do Sul. A área de Fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados pessoais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende aos segmentos de confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores, bem como com o meio ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO 9001 e ISO 14001.