Os triciclos são fabricados na Índia e, apesar de compactos, precisam de CNH categoria A para pilotar; saiba mais sobre a novidade

A italiana Piaggio, criadora da Vespa, também atua em outras categorias além das scooters que marcaram época. Uma delas é a de triciclos de carga e transporte, muito comuns de encontrar nas ruas em países asiáticos e também conhecidos como ‘tuk-tuks’. 

A empresa trouxe duas versões para o Brasil: o Ape City Passenger e o Ape Cargo, o segundo veículo se destaca pela capacidade máxima de carga.

Como são os tuk-tuks da Piaggio

  • Como o nome indica, a dupla serve para levar passageiros e carga, respectivamente. O Ape Cargo vem equipado com motor mais poderoso de 300 cc que gera 14 cv e 2,4 kgfm de torque.
  • A decisão faz sentido, já que versão pode carregar até 500 kg no seu compartimento traseiro.
  • Já o City Passenger, que leva o motorista e mais 3 pessoas (ou até 300 kg), vem equipado com motor de 230 cc de 12 cv e 1,8 kgfm de torque.
  • O consumo da duple é estimado em 33 km/l, oferecendo uma autonomia de 285 km com o tanque de 9,5 litros cheio, segundo as informações do fabricante.
  • Ambos atingem até 60 km/h e possuem câmbio manual de cinco marchas no Cargo e quatro no City.
Ape Cargo. Imagem: Divulgação

As “motinhas” são fabricados na Índia e, apesar de compactas, precisam de CNH categoria A para pilotar no Brasil. A boa notícia é que, como são triciclos, não se enquadram no sistema de rodízio de veículos de São Paulo.

Preço

  • A versão para transporte de passageiros (Ape City Passenger) custa R$ 41.900 mais as taxas de envio.
  • Já o Ape Cargo sai por R$ 42.900 mais frete.
Versão elétrica também será vendida no Brasil. Imagem: Divulgação

Será que a moda pega no Brasil? Vale destacar que a 2W Motors, responsável pelas vendas dos triciclos no Brasil, também venderá em breve as duas versões totalmente elétricas dos modelos com mais potência e autonomia de até 95 km. O preço ainda não foi revelado.

Por Gabriel Sérvio

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Tuk-tuk inspirado na Vespa chega ao Brasil; veja por quanto
Foto: Divulgação