
A Universidade de Marília (Unimar) reuniu coordenadores, pró-reitores, professores e autoridades para o lançamento do Espaço Jacto, no Parque Tecnológico da Unimar (Tec Unimar). A iniciativa representa um marco para a região, fortalecendo a integração entre a academia e o setor produtivo, com foco em inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
A pró-reitora de Graduação, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, lembrou o caráter histórico da inauguração. “Mais um dia memorável para a Universidade de Marília. Receber a família Jacto no Parque Tecnológico, nessa primeira fase, é algo histórico. As conversas que tivemos lá atrás agora se transformaram em realidade, e isso vai muito além desse espaço físico. Estamos falando de pessoas que têm feito diferença na sociedade. Agradeço o incansável Guilherme Panes e o time da Jacto, o professor Caio e todos os professores e alunos que fazem esse movimento acontecer. Foi um momento mágico para a Unimar, e sabemos que ainda é só o começo”, comemorou.
O novo ambiente nasce com o propósito de promover agricultura digital, inovação aberta e projetos colaborativos, aproximando estudantes e pesquisadores da realidade do campo e da indústria.
O gerente de Agricultura Digital da Jacto, Guilherme Panes, destacou a importância da parceria. “Nós estamos inaugurando esse espaço na Unimar e ele é muito mais do que um espaço físico, é um convênio de muitas parcerias que aproxima a indústria da academia. A proposta desses ambientes é criar rituais para debater tecnologia, levar o conhecimento ao campo e desmistificar o uso da agricultura 4.0. Mais que isso, buscamos agregar valor ao produtor, que é o grande protagonista para sustentar e alimentar o país com inovação”, afirmou.

Representando a Unimar, o coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação, Caio Saraiva Coneglian, ressaltou a força do movimento. “Eu vejo esse momento como muito forte e presente. Agradeço à equipe da Jacto, ao Guilherme Panes e à reitoria da Unimar, porque estamos unindo duas potências em prol do nosso ecossistema, consolidando Marília e a Unimar como propulsores da inovação”, destacou.
Com o lançamento do Espaço Jacto, o Tech Unimar se consolida como um polo de inovação regional, fortalecendo a conexão entre conhecimento científico e práticas de mercado, e reafirmando a Unimar como protagonista no desenvolvimento tecnológico e social.
O reitor da Unimar, Dr. Márcio Mesquita Serva, ressaltou o impacto direto na formação dos acadêmicos. “Essa comemoração marca o início de um trabalho em que indústrias e empresas vêm atuar junto aos nossos alunos, professores e funcionários, somando na formação profissional. Não adianta apenas entregar o diploma, é preciso oferecer qualidade, preparar os jovens para assumir funções com competência e conquistar boas oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou.