Na Universidade de Marília a Publicidade e Propaganda tem como propósito formar profissionais para serem criativos na essência, tecnológicos na execução e humanos no impacto. E é por isso que a Unimar oferece um curso vivo e dinâmico há mais de 30 anos, passando por vários ciclos de reformulação para acompanhar a realidade social e de mercado que influenciam diretamente os projetos publicitários. 
Com 31 anos desde o ingresso da primeira turma, o curso de Publicidade e Propaganda se mantém entre os destaques de Humanas da Unimar. A matriz curricular engloba desde o embasamento cultural, social e a semiótica, que fomentam o potencial criativo de qualidade, até a tecnologia e a prática, essenciais à formação de profissionais aptos ao trabalho no mercado contemporâneo e digital.   
Contribuindo com a execução de projetos mais eficazes, a universidade se preocupa com disciplinas que ampliem a visão dos alunos sobre a pluralidade das pessoas, culturas e crenças e eliminem preconceitos, formando publicitários competentes para interagir com uma sociedade múltipla e em constante movimento.
O Bacharelado em Publicidade e Propaganda da Universidade de Marília tem avaliação 4 do Ministério da Educação (MEC) e, se já era destaque no interesse dos acadêmicos de Humanas, agora vive um momento de ascensão. Isso porque, de acordo com a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, Profa. Me. Débora Loosli Massarollo Otoboni,a profissão ganhou ainda mais valor com o advento tecnológico, que permite ao publicitário ampliar estratégias, identificar acertos e falhas do cliente e comprovar retornos de investimento. 
“Antigamente era muito difícil quantificar alcances, enquanto hoje contamos com softwares específicos. Além disso, o universo digital faz rastreios de visualização, interação, compartilhamento, entrada no site, compra, desistência, entre outros. E a Internet democratizou a oportunidade de investimentos da marca, que mesmo com baixo recurso consegue aplicar em visibilidade e chegar ao público-alvo”, explica.
Segundo a coordenadora, o publicitário, em seu ecossistema macro, identifica as falhas e objetivos dos clientes e define as estratégias e ações em seu projeto, fazendo o direcionamento necessário ao sucesso de empresas, indústrias, instituições e campanhas.
E Débora Loosli alerta: Se aumentou o acesso às ferramentas digitais e à comunicação virtual; aumentou ainda mais a necessidade de investimento em projetos profissionais para que a identidade e visibilidade da marca não se percam na enxurrada de informações que transitam na rede. 
“As oportunidades de alcance ampliaram muito, desde que utilizadas com o direcionamento correto. Da mesma forma, a tecnologia otimiza tempo e encurta caminhos para os publicitários, desde que tenham a formação acadêmica necessária e de qualidade para utilizar assertivamente essas ferramentas”, avisa.  
Curso prático e oportunidades de trabalho
A teoria do curso se alia à prática por meio da matriz curricular atualizada, do corpo docente composto de profissionais e do acesso tecnológico. Mas, principalmente, através de trabalhos reais desde o primeiro ano, em parcerias com empresas, instituições e dentro do próprio Campus. “Atuamos em projetos e campanhas o tempo todo. Temos, por exemplo, o Prêmio Unimar, que engloba todos os termos da Publicidade e é um projeto de extensão porque chega até as comunidades. E o curso tem um viés social muito grande, através de entidades sem fins lucrativos como clientes”, relata a coordenadora.
Apontando os últimos trabalhos desenvolvidos pelo curso, a coordenadora cita, entre os clientes, a Matra – Marília Transparente; o Hemocentro; a Associação de Combate ao Câncer; a Associação Mariliense de Esportes Inclusivos; a Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Marília; a ONG Anima, de proteção animal; além de projetos da própria universidade, como “A Fala é Delas”, sobre violência sexual.
Na maioria dos trabalhos, a Publicidade vem atuando de forma integrada ao Design Gráfico, que executa as peças gráficas embasadas no projeto publicitário, uma representação do que ocorre no mercado. Além das entidades sociais, Débora Loosli cita as parcerias com empresas, em relacionamentos que ajudam na abertura do mercado. Somente nas últimas duas semanas foram disponibilizadas dez vagas para os alunos de Publicidade e Propaganda da Unimar, entre estágios e emprego. 

“As oportunidades de alcance ampliaram muito, desde que utilizadas com o direcionamento correto. Da mesma forma, a tecnologia otimiza tempo e encurta caminhos para os publicitários, desde que tenham a formação acadêmica necessária e de qualidade para utilizar assertivamente essas ferramentas”, comenta a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, Profa. Me. Débora Loosli Massarollo Otoboni

“Desde o primeiro termo nossos alunos de Publicidade aprendem a essência da profissão, que é conectar marcas, pessoas e ideias com autenticidade e responsabilidade social, influenciando comportamentos, em um grande ecossistema que está em constante movimento. Os publicitários que formamos trabalham para que seus clientes atinjam os objetivos de forma robusta, e não vulnerável, construindo marcas com história e personalidade, fazendo gestão de crise, definindo ações e soluções e impactando positivamente as relações comerciais e sociais”, destaca Débora Loosli.
As inscrições para o Vestibular Unimar 2026 estão em andamento e as provas serão aplicadas no dia 19 de outubro. O curso de Publicidade e Propaganda fica no bloco 11 e, assim como todo campus, é aberto a visitações. 

Compartilhar matéria no
Unimar forma publicitários criativos, tecnológicos e humanos. Tradição do curso é reconhecida em todo o país, com profissionais atuando em nível nacional. Conheça mais