
A Universidade de Liège, uma das mais prestigiosas da Bélgica, lançou um curso obrigatório para todos seus alunos sobre ecologia e sustentabilidade.
Na descrição do curso, aparece que o “homem branco, cristão e heterossexual” é o responsável da degradação do planeta.
O curso obrigatório, intitulado “Sustentabilidade e Transição”, teria como objetivo “sensibilizar todos os futuros graduados sobre os atuais desafios ambientais e sociais”.
“Hoje existe um consenso científico sobre a deterioração das condições habitáveis da Terra e sobre a responsabilidade do homem. Seria a ação de uma espécie que poderia fazer as pessoas acreditarem que a origem da mudança é a humanidade quando se trata do homem “ocidental” branco, cristão e heterossexual. Evitemos assim esconder as profundas desigualdades relativas às responsabilidades intrínsecas ante as perturbações ambientais em escala planetária”, aparece no site da Universidade de Liège.
Essas palavras geraram fortes polêmicas e obrigaram a universidade a mudar o texto. Entretanto, o curso foi mantido.
China é o maior produtor de poluição do mundo
Diferentemente do que aparece no site da Universidade de Liège, não é o “homem ocidental” o maior responsável pelas mudanças climáticas, e sim a China.
Hoje o país asiático produz mais de 31% de todas as emissões de CO₂ do mundo.
Fonte: Revista Oeste