O caso das duas brasileiras presas na Alemanha após terem a etiqueta das suas malas trocadas no Aeroporto de Guarulhos reacendeu um alerta e uma dúvida: é possível se proteger contra esse tipo de crime?
No dia 4 de março, as duas passageiras embarcaram no Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia, onde despacharam as suas bagagens. Elas iam para a Europa, mas com conexão em São Paulo – e foi justamente no Aeroporto de Guarulhos que os criminosos tiraram as etiquetas das malas originais e as colocaram em outras duas bagagens com 40 kg de cocaína no total. Ao chegarem em Frankfurt, na Alemanha, as goianas foram presas acusadas de tráfico internacional de drogas.
Em investigação, a Polícia Federal brasileira comprovou que uma quadrilha tem agido no Aeroporto Internacional de São Paulo para enviar drogas para a Europa. Em imagens mostradas no domingo no programa Fantástico, da Rede Globo, é possível ver como os funcionários terceirizados agiram na área de segurança que tem acesso restrito, mesmo diante das câmeras de segurança que flagraram toda a ação.
Mesmo negando que as malas eram suas, as brasileiras foram detidas pela polícia alemã e estão presas há mais de um mês. Nesta terça-feira, o Ministério Público da Alemanha autorizou a liberação das duas. .

Confira as dicas:

Compartilhar matéria no
Veja 7 dicas para sua segurança ao despachar bagagens em viagens e correr menos riscos
Antes de liberar a sua mala, confira se o peso dela consta na etiqueta que comprova o despacho