Entidade divulgou o ranking nesta sexta-feira (15); ao todo, foram 769.556 atendimentos registrados pela fundação em 2023.
Quem nunca se sentiu lesado ao comprar um produto ou serviço que atire a primeira pedra. Esse tipo de decepção é mais comum do que imaginamos e, sim, é um direito seu, do consumidor, reclamar.
Existe uma lei aprovada em 1990 que garante isso. Existem também fundações que estão aí justamente para te ajudar nessa questão. É o caso do Procon.
O Serviço de Proteção ao Consumidor de São Paulo divulgou nesta sexta-feira (15) a lista com as 50 empresas que mais receberam reclamações na plataforma em 2023.
Ao todo, foram 769.556 atendimentos registrados pelo site. E, que fique, claro, nem tudo é queixa de verdade. Tem gente mal intencionada que usa os canais oficiais para pregar algumas peças.
Por isso o Procon faz uma análise dos casos, e a reclamação só é validada quando existe fundamento – aí o processo é levado adiante.
Desse total de atendimentos, o Procon-SP ajudou na mediação de pouco mais de 207 mil queixas, mas nem todas foram resolvidas. Isso vai depender de cada empresa.
O top-10
Para não colocarmos os nomes de 50 empresas, resolvemos destacar aqui apenas a lista com as 10 companhias campeãs de reclamações no Procon. E o destaque negativo ficou com o setor de Turismo, que ocupou a primeira e a segunda posições.
Hurb e 123 Milhas, aliás, operam do mesmo jeito praticamente, oferecendo passagens e hospedagens mais baratas, mas com uma mecânica de datas flexíveis. Lembrando que a 123 Milhas virou manchete no ano passado justamente por não cumprir acordos com os clientes.
A companhia chegou até a entrar com um processo de recuperação judicial.
Fique a seguir com a lista das 10 primeiras:
1) Hurb Technologies S/A – 11.631 reclamações
2) Grupo 123 Milhas – 8.186 reclamações
3) Enel – 5.800 reclamações
4) Itaú Unibanco – 4.906 reclamações
5) Bradesco – 4.815 reclamações
6) Ikeg – 4.472 reclamações
7) Shopee – 4.391 reclamações
8) Samsung – 4.316 reclamações
9) América Móvil (Claro, Net, Embratel, Nextel) – 4.006 reclamações
10) Mercado Livre – 3.708 reclamações
Algumas considerações
- A Enel, companhia responsável pelo fornecimento de energia elétrica de São Paulo, ficou em terceiro lugar no ano passado, mas é figurinha frequente nesse ranking.
- Foi a primeira colocada em 2020 e 2021, por causa de quedas de energia durante chuvas e a demora no restabelecimento do serviço.
- No ano passado, a recordista de reclamações havia sido a plataforma de compras coletivas Faci.ly.
- Essas plataformas de compras online sempre aparecem na lista, assim como instituições bancárias e operadoras de celular.
- Em 2023, o iFood, do setor de Alimentos, ficou em 14º, o Facebook ficou em 19º e o plano de saúde NotreDame Intermédica ficou em 33º.
Vale destacar aqui que esse número de reclamações é até que pequeno em relação ao número de atendimentos que essas empresas prestaram em 2023. Ou seja, não estamos aqui para jogar ninguém na fogueira.
Ao mesmo tempo, é importante que essas companhias saibam que o consumidor tem direitos e, hoje, com a internet e as redes sociais, eles podem se fazer ouvir. Entendemos que falhas e problemas acontecem, mas, o que pedimos é que, pelo menos, sejamos bem atendidos.
As informações são do próprio Procon.
Por Bob Furuya, editado por Bruno Ignacio de Lima