Frio em meio ao verão foi causado por um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul que derrubou as temperaturas
Estamos em pleno verão. Nesta época do ano as temperaturas sobem bastante, ainda mais em função do fenômeno climático El Niño. Mas quem estava esperando uma nova onda de calor foi pego de surpresa no Sul do Brasil. Algumas cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul registraram temperaturas menores do que na Patagônia, no extremo sul da Argentina.
Frio fora de época
- Segundo o MetSul, os termômetros chegaram a 4,7°C em São Joaquim, no chamado Vale da Neve de Santa Catarina.
- Já no Rio Grande do Sul, o frio mais intenso ocorreu nas áreas de maior altitude do nordeste gaúcho, na Serra e nos Campos de Cima da Serra.
- Por lá as temperaturas atingiram marcas abaixo dos 5°C.
- Em Porto Alegre também fez mais frio do que o esperado: a estação automática da Secretaria da Agricultura no bairro Lami registrou 13,9°C, enquanto a mínima oficial da cidade foi 16,2°C.
- Todas essas leituras ficaram abaixo, por exemplo, das temperaturas na Patagônia, onde os termômetros atingiram 17°C de mínima.
- As informações são de O Globo.
Veja imagens do frio no Sul do Brasil:
Ciclone extratropical afastou calor
O frio incomum para o final de dezembro provocou até a formação de geada isolada em baixadas do Planalto Sul Catarinense e da região de São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra.
Mas o que causou a diminuição das temperaturas no Sul do Brasil? De acordo com o MetSul, um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul empurrou ar frio para a região, resultando em noites frias e tardes agradáveis para essa época do ano.
Para quem gosta de frio, uma notícia ruim. As baixas temperaturas duraram pouco e o calorão já está de volta. Para esta quinta-feira (28), por exemplo, os termômetros irão ultrapassar a marca de 30°C em Porto Alegre. Afinal de contas, é verão.
Por Alessandro Di Lorenzo/Olhar Digital